Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul Informação

A exposição dos trabalhos vencedores do Prémio Estação Imagem 2016 pode ser vista no Algarve, numa iniciativa dos Encontros de Fotografia de Lagoa, fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Lagoa, a Universidade do Algarve e a Associação Estação Imagem.

A exposição estará patente ao público no Parque Municipal do Sítio das Fontes, perto de Estômbar (Lagoa), entre 7 de Abril e 6 de Maio, e depois na Biblioteca António Rosa Mendes, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, entre 11 de Maio e 9 de Junho.

inframoura

No Parque Municipal do Sítio das Fontes, haverá um soft opening amanhã, 7 de Abril, a partir das 17 horas, e depois a exposição poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 11 às 13 e das 14 às 18 horas. A entrada é livre.

O fotojornalista português Mário Cruz foi o principal vencedor da edição de 2016 do Prémio Estação Imagem, com a série fotográfica «Talibés, Escravos Contemporâneos», registada no Senegal e na Guiné-Bissau, em Maio e Junho de 2015.

É um trabalho muito premiado, já que venceu também o 1º prémio da categoria Contemporary Issues no World Press Photo 2016, venceu o POYi 2016 – Picture of the Year Internacional na categoria Issue Reporting Picture Story, e também foi reconhecido nos Magnum Photography Awards 2016.

Haverá agora a oportunidade de rever, em Lagoa e Faro, algumas das fotografias feitas por Mário Cruz. Além de «Talibés, escravos contemporâneos», estão expostos trabalhos de outros nove fotojornalistas: Gabriel Tizón, Bruno Colaço, Nuno Pinto Fernandes, Leonel de Castro, José Carlos Carvalho, Nuno Fox, Gonçalo Delgado, Vlad Sokhin, Pedro Armestre.

José Carlos Carvalho, que apresenta agora a série «Quem ri por último ri melhor», colaborou com os ENFOLA*2016, com duas fotografias para a iniciativa «migrações à força», expostas nas paredes exteriores do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro, durante o Verão do ano passado.

Entretanto, em Viana do Castelo, no próximo sábado, 8 de Abril, serão divulgados os vencedores do Prémio Estação Imagem 2017. A exposição itinerante relativa a essa edição, que será já a oitava, estará num futuro próximo no Algarve, novamente no Parque Municipal do Sítio das Fontes e na Biblioteca do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

Segundo Nuno Loureiro, diretor dos Encontros de Fotografia de Lagoa, «esta colaboração entre a Associação Estação Imagem, a Câmara Municipal de Lagoa e a Universidade do Algarve dever-se-á estender aos próximos anos, para que o Algarve integre permanentemente o circuito de itinerância da exposição anual».

sessões de cinema de inverno
municipio de odemira

Também poderá gostar

ivete sangalo

Lagoa sorteia 450 bilhetes para Ivete Sangalo entre os lagoenses

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

viaturas_ana mula

Espetáculo «Viaturas» de Ana Mula faz a sua estreia absoluta em Lagoa