Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA simbologia da Páscoa, as suas origens, mas também as especificidades destas celebrações no Algarve são os temas do livro “Páscoa”, escrito por José António Martins, a ser apresentado no dia 12 de Abril, às 15h00, no Salão Paroquial da Luz de Lagos, e no dia 15, às 16h00, na XVI Feira do Folar e do Artesanato de Barão de São João, em Lagos.

A primeira sessão será presidida pelo padre José Manuel Pacheco, ao passo que a segunda apresentação estará a cargo de Duarte Nuno, presidente da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João.

Nesta sessão haverá ainda lugar a uma degustação do folar de Barão de S.João, sendo que, no livro, foi publicada uma (das muitas) receitas conhecidas, cuja autora «recebeu o seu legado dos familiares».

são brás de alportel

Assim pode-se afirmar «que esta receita tem mais de 100 anos», conta o autor.

A Páscoa no Algarve até está, segundo o autor, «associada a um evento datado de 1596»: a Festa das Tochas Floridas, em São Brás de Alportel.

Por outro lado neste livro também não é esquecida a «tradição do coelho e do ovo colorido, tão presentes no imaginário popular».

Esta publicação teve a colaboração, ao nível de créditos fotográficos e de ilustrações de Francisco Castelo (folares e amêndoas), Ingeborg Elisabeth Dillner (ovos pintados) e Tolentino de Lagos (ilustrações alusivas a Jesus Cristo).

Banner lateral albufeira
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Folares

Mostra do Folar de Paderne adiada para 19 e 20 de Abril devido ao mau tempo

Folar

Folar vai ser rei em São Marcos da Serra de 18 a 20 de Abril

Semana Santa em Portimão

Portimão celebra Semana Santa com eucaristias, procissões, vigílias e vias-sacras