Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Sul InformaçãoOs militantes do PSD de Portimão aprovaram, no sábado à noite, em assembleia de secção, a possibilidade de o partido concorrer às Eleições Autárquicas de Outubro próximo em coligação com o CDS, apurou o Sul Informação.

Fonte dos social-democratas disse ao nosso jornal que os militantes aprovaram, por larga maioria, «uma proposta para dar confiança à Comissão Política, através de um voto do plenário, afirmando que estamos disponíveis para negociar o acordo com o CDS, cumprindo os estatutos».

A mesma fonte salientou que «deixou de haver a questão de que tinha de ser o PSD a liderar a lista à Câmara».

infraquinta rumo à sustentabilidade

«Para bom entendedor, meia palavra basta: o que aconteceu é que o partido abriu a porta à possibilidade de se coligar com o CDS, em qualquer das vias», não estando «nada fechado».

A fonte social-democrata que falou com o Sul Informação fez também questão de frisar que «ainda não estamos a falar de lugares» numa futura lista de coligação entre PSD e CDS, embora tenha ficado implícito que até poderão ser os centristas a liderar a lista para a Câmara Municipal, através do seu líder regional, o portimonense José Pedro Caçorino, que já é vereador, eleito pela anterior coligação «Servir Portimão».

Aliás, Caçorino já tinha dito ao nosso jornal que o CDS apenas aceitaria a coligação com os social-democratas em Portimão se o seu partido liderasse a lista à Câmara. Com esta decisão dos militantes do PSD portimonense, e ao fim de mais de um ano de namoro difícil, as portas estão finalmente abertas para que assim seja.

No plenário, «houve algumas vozes discordantes, mas a clara maioria mostrou-se a favor de um projeto que seja para ganhar [a Câmara de Portimão], e para ganhar, nesta altura, tem que ser com o CDS», acrescentou a mesma fonte.

A reunião magna dos militantes laranjas começou, como se previa, com a alteração da ordem de trabalhos, que tinha como «ponto único» da ordem de trabalhos a «ratificação do candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Portimão».

É que o principal não foi a discussão de «um nome» para liderar as hostes do PSD nas Autárquicas, apesar de, na reunião de sábado à noite dos social-democratas portimonenses, ter sido dado «parecer positivo do plenário ao nome de Carlos Gouveia Martins», o jovem presidente da JSD/Algarve, que foi mesmo «aprovado totalmente».

E o que se vai seguir agora? Ao longo desta semana, ao que tudo indica e porque o tempo urge, Helder Renato Rodrigues, presidente do PSD/Portimão, deverá reunir-se com a Distrital, para comunicar formalmente o que saiu do plenário. Haverá depois reuniões quer ao nível dos presidentes das Comissões Políticas concelhias (Helder Renato, do PSD, e João Caetano, do CDS), quer das Distritais (David Santos, do PSD, e José Pedro Caçorino, do CDS).

Quando será, finalmente, anunciada a coligação PSD/CDS – ou CDS/PSD – em Portimão é ainda uma incógnita. Mas tudo se prepara para isso.

lagos eventos
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa

Presidente da República ouve PSD, PS e Chega na terça-feira

Luis Montenegro na assinatura de contratos de financiamento para a construção/reabilitação de escolas com 12 municípios de Lisboa e Vale do Tejo

Luís Montenegro: «O povo quer este primeiro-ministro e não quer outro»

AD

Cristóvão Norte sublinha vitória da AD em cinco concelhos algarvios