Mértola: Caminhadas criativas dão a conhecer (e a fazer) produtos locais

O projeto «Creative Walks – Caminhadas Criativas», da Câmara de Mértola, vai dar a oportunidade a quem visitar este concelho […]

O projeto «Creative Walks – Caminhadas Criativas», da Câmara de Mértola, vai dar a oportunidade a quem visitar este concelho alentejano de criar produtos artesanais, típicos do concelho, ao mesmo tempo que descobrem as riquezas que existem neste território.

No decurso de cada caminhada promovida no âmbito do projeto, o participante «é convidado a criar algo (um sabonete artesanal, um pão, uma açorda, uma infusão, uma produção gráfica, uma peça de ourivesaria, um novelo de lã, uma peça de arte, um postal, criar um jardim aromático, …) ou somente a deixar uma ideia para o território que acabou de conhecer», segundo a Câmara de Mértola.

O «Creative Walks» foi um dos cinco projetos alentejanos escolhidos para integrar o Creator, iniciativa de promoção do turismo criativo coordenada pela Universidade de Coimbra .

O projeto da autarquia mertolense pretende associar às caminhadas «a experiência de conhecer um (ou mais) dos produtos, bens, vivências, valores e individualidades locais, de participar nos processos e, de a partir deste conhecimento e participação, proporcionar ao turista a possibilidade da interação e criação».

Os trabalhos já tiveram início, focados na temática das ervas aromáticas, estando em curso, em parceria com os produtores locais, a criação de uma oferta de caminhadas e experiências turísticas criativas associadas a este recurso local.

Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, o projeto Creator «visa apoiar a implementação de iniciativas ou projetos de turismo criativo no país, particularmente, em cidades de pequena dimensão e zonas rurais».

Tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o Dinâmia’CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, dos Planos Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Comentários

pub