Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA segunda edição das Jornadas do Arade começa já no sábado, dia 11 de Março, no auditório do Museu de Portimão, prolongando-se para domingo, com um programa intenso.

Depois de uma sexta-feira no Espaço Raiz (antiga escola primária da Pedra Mourinha), dedicada exclusivamente à formação, por via de dois cursos de curta-duração (Introdução ao Dirigismo Associativo e Viver Melhor Amanhã: Uma introdução ao movimento de Transição do Arade), o programa das Jornadas abre no sábado de manhã, pelas 9h00, com a conferência “Aradismo: Impulso ao desenvolvimento regional?”, a cargo de Nuno Silva.

“Aradismo” é um conceito que emergiu nas últimas Jornadas do Arade. A ideia de criar grupos de trabalho no seio da sociedade civil com o objetivo de refletir sobre estratégias e soluções para a promoção do território e da paisagem cultural da Bacia do Arade foi imediatamente acolhida pela associação Teia D’Impulsos.

vamos à vila 2025

Assim, a segunda edição das Jornadas irá abrir com o lançamento do projeto “Aradismo: Rede de Intervenção para o Desenvolvimento da Bacia do Arade”, que, segundo a Teia d’Impulsos, consiste «na formação de quatro grupos de reflexão sobre questões estratégicas para o desenvolvimento da região». E as questões são: como trabalhar a marca “Arade”; a promoção da saúde e do bem-estar na região; turismo – como fazer uma oferta integrada para o território do Arade; e promoção e divulgação da paisagem cultural do Arade.

Os trabalhos das Jornadas continuarão durante os dias de sábado e domingo, levando à mesa os temas mais atuais e pertinentes, comuns aos quatro municípios da Bacia do Arade (Portimão, Lagoa, Silves e Monchique).

Um especial destaque para a noite de sábado: depois do cocktail de apresentação da sétima edição da Rota do Petisco, será altura de dar a voz aos mais novos. Quais os caminhos para o desenvolvimento da Bacia do Arade? Esta será a questão colocada a um grupo de jovens do ensino secundário que, nas últimas semanas, foi convidado a refletir sobre o futuro da sua região.

As conclusões serão apresentadas a partir das 21h30 de sábado, perante os representantes do poder municipal: Isilda Gomes (Presidente da Câmara Municipal de Portimão), José Alves Pinto (chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Lagoa), Rosa Palma (presidente da Câmara Municipal de Silves) e Rui André (presidente da Câmara Municipal de Monchique).

«Será uma ocasião única para os mais jovens exercerem o seu direito de cidadãos com opinião e capacidade de intervenção no destino das suas localidades», salienta a associação Teia d’Impulsos, que promove as Jornadas.

Já no domingo, para encerrar as II Jornadas do Arade, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão lança o convite para um passeio pelas margens da História, à descoberta da importância do Arade na evolução das comunidades ribeirinhas. Com ponto de partida no Museu de Portimão, às 16h00, esta será uma oportunidade para ficar a conhecer um pouco do passado do rio Arade e das suas gentes, depois de dois dias inteiros a projetar o seu futuro.

As Jornadas do Arade são uma iniciativa da associação Teia D’Impulsos, enquanto parte do projeto CAIC – Cidadania Ativa e Intervenção Cívica, que conta com o apoio dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique, da Junta de Freguesia de Portimão, do Museu de Portimão, da CCDR Algarve e de várias organizações e empresas locais que tornam esta iniciativa possível.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, através do site www.jornadasdoarade.pt, onde também se poderá obter mais informações sobre as II Jornadas do Arade e inscrever-se num dos dois cursos de curta duração que se realizam na sexta-feira, dia 10 de Maio, no Espaço Raiz.

Poderá igualmente contactar a organização através do endereço eletrónico [email protected].

maozorra

Também poderá gostar

unnamed (2)

Da FLY à Expovacaciones: Lagoa promove-se em feiras de turismo nacionais e internacionais

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

Feira Medieval de Silves_BB-32

Silves convida a participar na recolha de imagens para o livro dos 20 anos da Feira Medieval