Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Sul InformaçãoA 1.ª Mostra Silves Capital da Laranja, que se realiza na Fissul, abre portas esta sexta-feira, dia 17 de Fevereiro. No evento vão marcar presença cerca de 50 expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, com o objetivo maior de «destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste setor».

O certame vai ser inaugurado oficialmente às 10h30, com a presença do executivo da Câmara de Silves, do presidente da Região de Turismo do Algarve e do diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

O dia de abertura começa com a conferência “Laranja XXI”, onde especialistas nacionais e espanhóis irão debater temas centrais para a produção e produtores de citrinos. Ao nível do entretenimento, os agrupamentos de escolas do concelho vão, ao longo do dia, animar o evento. À noite será a vez da fadista Argentina Freire subir ao palco.

recrutamento zoomarine 2025

No sábado, dia 18, a Câmara de Silves destaca o concurso regional de cocktails, que «revelará os melhores profissionais de bar da região». Integrados nesta atividade serão ainda realizados dois workshops, um de novas tendências de bar e outro de utilização de Águas de Castelo.

Às 11h00, os mais pequenos terão animação própria a decorrer no recinto. Da parte da tarde haverá duas apresentações, uma relacionada com a “Celtonita, o que é e o seu contributo para uma citricultura de alto rendimento” e outra com a apresentação de produtos pela empresa Aquagri. Ao nível artístico, os participantes no projeto Jovens Artistas, dinamizado pelo Município, atuam às 15h00. A noite termina com a atuação dos Deolinda.

No último dia de mostra a manhã será preenchida com a marcha dos namorados, atividade desportiva que integra o calendário de marcha-corrida do Algarve. Os Jovens Artistas regressam, também neste dia, às 11h00 ao recinto, com algumas das suas performances.

A tarde é dedicada à música tradiciona com a atuação do Grupo de Cantares “Os Laranjinhas”, às 14h00, e do Grupo Folclórico de SB Messines, às 15h00. Simultaneamente a CNA/Viver a Serra vai abordar o futuro da apicultura em Portugal.

Em termos de gastronomia, haverá espaço para um showcooking pelo Chef Luis Santos, onde a laranja estará em destaque. Esta iniciativa vai contar com a presença de alguns espaços de restauração que, segundo a Câmara de Silves, «trarão os sabores e os aromas da laranja e demais citrinos aos visitantes». O último dia do evento termina com a atuação do grupo de música tradicional portuguesa Vá de Viró, às 16h00.

O certame vai também contar com animação de rua, uma exposição de máquinas, um espaço infantil “Laranjinha Kids” e a exposição “Ambientes Citrinos – Poemas e Perspetivas” durante todos os dias do evento.

maozorra
teatro das figuras

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves

Corticeira Amorim_Silves_er (4)

Câmara de Silves preocupada com os trabalhadores após fecho de fábrica de cortiça do Grupo Amorim