Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) vai organizar um protesto, no próximo dia 9 de Fevereiro, às 17h00, à porta da Câmara de Loulé, contra a recente autorização, por parte do Governo, do furo da ENI/GALP para prospeção e exploração de petróleo, no mar, ao largo de Aljezur.

Um dos objetivos do protesto do MALP é perceber «o que pensa Vítor Aleixo, que é presidente da comissão permanente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, acerca desta decisão», sendo que os manifestantes vão ainda derramar «um garrafão com um líquido preto» à porta da sede do PS louletano.

Esta ação terá o simbolismo de ser uma resposta ao «desprezo e à total falta de respeito com que o Governo de António Costa tratou os cidadãos do Algarve com esta decisão», no entender da MALP.

vamos à vila 2025

Este movimento de cidadãos quer também saber junto do autarca socialista «o que vale uma consulta pública em Portugal», referindo-se ao processo que decorreu de 24 de Maio a 3 de Agosto, e onde «mais de 40 mil pessoas» disseram não à exploração de petróleo em Aljezur, contra 4 votos a favor.

A verdade é que a decisão do Governo de autorizar o furo da ENI/GALP também conta com a oposição dos autarcas socialistas, como ficou expresso no comunicado da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), que reúne os 16 presidentes de Câmara algarvios.

Mais claro foi já o socialista José Amarelinho, presidente da Câmara de Aljezur, que ontem se manifestou contra a decisão, dizendo que o governo tem um «imperativo moral, legal e político» de anular autorização do furo da ENI/GALP.

Banner lateral albufeira
teatro das figuras

Também poderá gostar

Mercado de Loule_er_02

Chega também ganha em Loulé

João Francisco de Oliveira Moz Carrapa

Loulé diz que João Moz Carrapa «ficará na memória da nossa vida coletiva»

João Carrapa_00

Morreu João Moz Carrapa, ex- deputado constituinte do PS pelo Algarve