Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA exposição do Prémio Estação Imagem 2016 será apresentada no Algarve pela primeira vez, estreando-se no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar (Lagoa), de 7 de Abril a 6 de Maio, e depois na Biblioteca António Rosa Mendes, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, de 11 de Maio a 9 de Junho.

Será esta a primeira iniciativa dos Encontros de Fotografia de Lagoa 2017, que, pelo quarto ano consecutivo, vão decorrer no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Universidade do Algarve.

A Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2007 e que se tem notabilizado em Portugal pela organização anual de um prémio internacional de fotojornalismo.

festival do marisco de olhao

Trata-se do Prémio Estação Imagem, que teve a sua 1ª edição em 2010 e, assim, em 2017 cumprirá oito anos de reconhecimento dos melhores trabalhos dos fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como dos estrangeiros a residir nestes territórios.

Depois de conhecidos os resultados de cada concurso, é organizada uma exposição itinerante. É a exposição relativa ao Prémio Estação Imagem 2016 que chegará agora ao Algarve, pela mão dos Encontros de Fotografia de Lagoa 2017.

Segundo Nuno Loureiro, diretor dos Encontros, «esta colaboração entre a Associação Estação Imagem, a Câmara Municipal de Lagoa e a Universidade do Algarve dever-se-á estender aos próximos anos, para que o Algarve integre permanentemente o circuito de itinerância da exposição anual».

Na edição de 2016, o concurso adotou o nome de Prémio Estação Imagem Viana do Castelo, porque este município minhoto é o seu principal patrocinador, ao qual se juntam a Casa da Imprensa, a RTP, a Agência LUSA e o jornal Público.

O fotojornalista português Mário Cruz foi o principal vencedor da edição de 2016 do Prémio Estação Imagem, com a série fotográfica «Talibés, Escravos Contemporâneos», registada no Senegal e Guiné-Bissau em Maio e Junho de 2015. Foi um trabalho muito premiado, já que venceu também o 1º prémio da categoria Contemporary Issues no World Press Photo 2016, o POYi 2016 – Picture of the Year Internacional na categoria Is sue Reporting Picture Story, e também foi reconhecido nos Magnum Photography Awards 2016.

Um outro fotojornalista português que integra o Prémio Estação Imagem 2016, na categoria Notícias, é José Carlos Carvalho , com a série «Quem ri por último ri melhor». José Carlos Carvalho colaborou com os ENFOLA*2016, com duas fotografias para a iniciativa «migrações à força», expostas nas paredes exteriores do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro, durante o Verão do ano passado.

maozorra
municipio de odemira

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

ivete sangalo

Lagoa sorteia 450 bilhetes para Ivete Sangalo entre os lagoenses

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro