Agravamento da agitação marítima aconselha a cuidados redobrados na Costa Ocidental

O estado do mar vai agravar-se a partir da tarde de hoje, com a agitação marítima a intensificar-se na terça-feira […]

O estado do mar vai agravar-se a partir da tarde de hoje, com a agitação marítima a intensificar-se na terça-feira de Carnaval, o que aconselha a cuidados extra, alertou a Marinha Portuguesa.

As ondas de 4 a 5 metros esperadas para o dia 28 de Fevereiro, na Costa Ocidental do Algarve e Alentejo levaram o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) a lançar um aviso amarelo, que é válido a partir das 6 horas de amanhã e se mantém durante 24 horas.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN) «na faixa litoral Oeste do Continente é esperado um aumento gradual da agitação marítima ao longo da manhã de 28 de fevereiro, com ondas que podem chegar até aos 6 metros na Madeira, e até 8 metros ao largo da costa, a norte do Cabo da Roca».

No Alentejo e na costa oeste do Algarve a situação não será tão extrema como a Norte do Tejo (foi lançado um aviso laranja para todos os distritos litorais de Lisboa até Viana do Castelo) e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, mas não deixa, por isso, de inspirar cuidados.

«À comunidade marítima que se encontra no mar recomenda-se a adoção de medidas de precaução e aconselha-se a manutenção de elevado estado de vigilância. À população em geral recomenda-se que, caso exista necessidade de se deslocar até à orla costeira, mantenha uma atitude vigilante e tenha sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras», aconselham a AMN e a Marinha.

Na madrugada de quarta-feira, dia 1 de Março, «é expetável que as condições do mar comecem a melhorar», com a altura das ondas a diminuir para «valores na ordem dos 3 a 4 metros».

Comentários

pub