Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoO espetáculo “Villa-Lobos em Movimento”, que é uma releitura, para guitarra clássica, das peças deste compositor brasileiro, interpretadas também através da dança, vai animar o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, no dia 4 de Fevereiro, a partir das 16h00, o Centro Cultural de Lagos, no dia 18, às 21h30, e a Biblioteca Municipal de Olhão, a 4 de Março, a partir das 18h00.

Este recital «evolui a partir do reconhecimento das influências europeias levadas para o Brasil pela colonização portuguesa durante o reinado de D. João VI», explica a organização. A partir destas, Heitor Villa-Lobos criou uma «obra genuinamente brasileira, que vem influenciando vários gerações de compositores».

O espetáculo, dirigido por Tela Leão, leva, assim, o público numa jornada pela evolução da identidade cultural do Brasil.

vamos à vila 2025

As peças de Villa-Lobos para guitarra clássica são «brilhantemente interpretadas por Josué Nunes, para acompanhar os movimentos fluentes de Simone Marçal, cujo rosto expressivo nos conduz através dos sempre mutantes estados de espírito e vários idiomas narrativos do programa», no entender de Len Graham, crítico e animador cultural da “Qube Arts Oswestry”, do Reino Unido.

A peça abre com música e dança que evocam o Rio de Janeiro, entre as montanhas e o mar. De seguida, há uma homenagem a Bach, onde Villa-Lobos ecoa as sonatas para violino solo, «e reflete de forma bem humorada sobre as primeiras influências europeias na cultura brasileira».

O espetáculo usa só um figurino, mas alguns objetos de cena, como um chapéu, chávenas de chá, óculos escuros ou  uma peruca. «Tudo colaborando para um efeito dramático preciso e precioso», considera a organização.

“Villa-Lobos em movimento” é uma iniciativa que se insere no programa 365 Algarve e que já teve uma primeira atuação em Tavira.

Banner lateral albufeira
emarp

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes