Ao longo das três etapas da Rota do Petisco em 2016, envolvendo 250 estabelecimentos de seis concelhos, foram servidas perto de 240 mil rotas.
A primeira etapa, em Maio, nos concelhos de Lagos e Aljezur, serviu 29 742, a segunda etapa – Monchique, Silves e Lagoa – registou 22 319 rotas vendidas, enquanto a terceira e última, de 9 de Setembro a 9 de Outubro, no concelho de Portimão, teve 181 176 rotas servidas.
Segundo a Teia d’Impulsos, associação portimonense responsável pela organização da Rota do Petisco, «comparando com o período análogo no ano passado, registou-se um crescimento de perto de 20%».
Traduzindo estes números em valores financeiros, o impacto económico direto (o valor das ementas vendidas) atingiu «na ordem dos 665 mil euros».
«Este valor é ainda mais significativo quando comparado com o investimento na concretização do evento, estimado em menos de 150 mil euros e maioritariamente suportado por trabalho voluntário», salienta a Teia d’Impulsos que, na sexta-feira à noite, promoveu a festa de encerramento da Rota do Petisco 2016, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
Por outro lado, a Rota do Petisco voltou a ser solidária e, este ano, contou com o apoio da Liberty Seguros. Foram angariados 21.670 euros, através da doação de 1 euros na aquisição do Passaporte da Rota, verba que irá reverter na sua totalidade para o apoio de 12 projetos sociais locais.
No passado dia 28 de Outubro, na Festa de Encerramento da Rota do Petisco, também se ficou a saber o que os participantes pensam sobre o evento. Através de dados recolhidos em inquéritos individuais, foi possível traçar o retrato do “petiscador-tipo”.
Assim, a faixa etária predominante situa-se entre os 26 e os 55 anos, tendo o público feminino a participação mais significativa. Portimão voltou a dominar enquanto concelho de residência da maioria dos petiscadores.
Os pequenos grupos (entre 2 a 5 elementos) foram maioritários e uma fatia significativa dos petiscadores que responderam ao inquérito participaram nas três rotas.
Questionados sobre a forma como tomaram conhecimento da Rota do Petisco, além do tradicional passa-palavra, os meios que se revelaram mais eficientes na divulgação do evento foram os cartazes, mupies e outdoors e a página de Facebook da Rota.
A Festa de Encerramento da Rota foi igualmente o momento em que se ficaram a conhecer os afortunados vencedores dos prémios da Rota, bem como quais foram os mais inspirados artistas e fotógrafos entre os petiscadores que participaram nas iniciativas Rota da Ilustração Sagres e Rota das Imagem Sagres, dinamizadas pelos nossos parceiros MODO e André Mota – Fotografia e Vídeo.
Os melhores trabalhos estão patentes na exposição “A Minha Marca na Rota”, na Casa Manuel Teixeira Gomes, durante o mês de Novembro.
Este ano, as novidades da Rota do Petisco foram muitas: novo formato, novo calendário. Porém, manteve-se a forte adesão do público a este evento que já se tornou numa imagem de marca do que é petiscar no Algarve.