População de Odemira vota Orçamento Participativo até final de Novembro

A população de Odemira vai ter a possibilidade de eleger projetos que serão executados no próximo ano, no âmbito do […]

Odemira 5A população de Odemira vai ter a possibilidade de eleger projetos que serão executados no próximo ano, no âmbito do processo de Orçamento Participativo lançado pela Câmara. Os munícipes poderão escolher entre 14 propostas até final do mês de Novembro.

A Câmara de Odemira destinou meio milhão de euros para executar os diferentes projetos que vierem a ser eleitos pelos munícipes. Os projetos a votação têm um custo máximo de 125 mil euros e os que forem escolhidos pela população serão inseridos no Orçamento Municipal de 2017.

E há a garantia de que haverá uma distribuição territorial equitativa dos projetos a realizar, uma vez que na edição deste ano do OP de Odemira «foi introduzida a condição de afetar 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral ou com população superior a 1500 habitantes e outros 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população inferior a 1500 habitantes», segundo a Câmara odemirense.

Todos os cidadãos com idades a partir dos 16 anos poderão votar, contando com três métodos para o fazer: online, através do site da autarquia odemirense, no Balcão Único do Município ou na Mesa de Voto Itinerante, que será deslocada às freguesias entre os dias 2 e 24 de Novembro (ver calendarização abaixo).

As 14 propostas que estarão a votação foram selecionadas de um total de 27 projetos propostos pela população.

«Criado em 2011 com o objetivo de potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho, o Orçamento Participativo de Odemira é um dos processos em todo o país com maior índice de participação pública e maior valor de investimento per capita», enquadrou a Câmara de Odemira.

 

Programa da votação nas Freguesias:

Bicos: 2 novembro

Vale de Santiago: 3 novembro

Colos: 4 novembro

Relíquias: 7 novembro

S. Martinho das Amoreiras: 8 novembro

Luzianes-Gare: 9 novembro

Pereiras-Gare: 10 novembro

Sabóia: 14 novembro

Santa Clara-a-Velha: 15 novembro

S. Luís: 16 novembro

Vila Nova de Milfontes: 17 novembro

Longueira/Almograve: 21 novembro

S. Teotónio: 22 novembro

Zambujeira do Mar: 23 novembro

Boavista dos Pinheiros: 24 novembro

Comentários

pub