Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoFoi preciso esperar muitos anos, mas, na próxima segunda-feira, a 1ª pedra da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Faro/Olhão, obra há muito reclamada, vai ser lançada, numa cerimónia marcada para as 10h30, que contará com a presença do secretário de Estado do Ambiente Carlos Manuel Martins.

O prazo de execução previsto da obra é de dois anos, pelo que deverá estar concluída no final de 2018. A construção desta nova estação de tratamento permitirá desativar as ETAR Olhão-Poente e Faro-Nascente, ambas já desatualizadas, geradoras de maus cheiros e até fonte de problemas ambientais, uma vez que estas “velhinhas” estações de tratamento assentam em sistemas de lagunagem, que já não dão resposta aos níveis de qualidade agora exigidos para o efluente tratado a descarregar na Ria Formosa.

A nova infraestrutura a construir irá acolher esgotos provenientes de freguesias de três concelhos, nomeadamente de Faro (União de Freguesias de Faro, União das Freguesias de Conceição e Estoi), de São Brás de Alportel (freguesia de São Brás de Alportel) e de Olhão (freguesias de Olhão, Pechão e Quelfes).

Banner lateral albufeira

A futura ETAR Faro/Olhão, que será construída pela Águas do Algarve, irá situar-se no local da atual ETAR de Faro Nascente, no concelho de Faro, cerca de dois quilómetros a Este da cidade de Faro, numa parcela no Sítio da Garganta, incluída na zona lagunar da ria Formosa.

inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Projeto que promove inclusão de pessoas com deficiência foi lançado em Faro

Projeto que promove inclusão de pessoas com deficiência foi lançado em Faro

Sul Informação - Festival «Almadrava» no Vila Galé Albacora dá a conhecer tradição da pesca do atum

“Passado, presente e futuro da pesca do atum no Algarve” vai estar em debate

Sul Informação - Pelo menos um terço das Câmaras muda de presidente nas Eleições Autárquicas de 2025

Faro repavimenta ruas em toda a cidade