Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoOs alunos das escolas do 1º ciclo de Loulé vão receber livros infantis sobre desperdício alimentar, oferecidos pela Câmara Municipal. A autarquia louletana vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebrou este domingo, com o lançamento de quatro publicações, destinadas aos munícipes mais novos.

A coleção de livros será apresentada hoje, segunda-feira, numa sessão que terá lugar nos Paços do Concelho de Loulé, às 11h00. A ideia desta iniciativa é, segundo a autarquia, «contribuir para alterar e fazer alterar determinados comportamentos relacionados com o desperdício alimentar, nomeadamente junto daqueles que serão “os adultos do futuro”».

«O desperdício alimentar é uma realidade com uma conotação cada vez mais negativa no nosso quotidiano, representando um problema global e transversal, para o qual é fulcral definir e implementar medidas, bem como assumir compromissos que coloquem a sociedade no caminho do desperdício zero, ao longo de toda a cadeia alimentar», considerou a Câmara de Loulé.

jf-quarteira

Neste concelho algarvio, a luta contra o desperdício alimentar já tem história, tendo em conta que Loulé foi o primeiro município da região ao Movimento Zero Desperdício, através da assinatura do protocolo com a Associação Dariacordar, em Novembro de 2014.

Com este acordo, passou a ser possível «redirecionar os alimentos para a alimentação humana, salvaguardando a qualidade, higiene e segurança alimentar, assumindo-se esta ação como um complemento às respostas sociais já existentes no Concelho».

«Foi ainda realizada uma cooperação com a associação In Loco e o município de São Brás de Alportel, no âmbito do projeto “Não desperdice o nosso futuro! – uma aliança europeia de jovens e de autarcas no Ano Europeu para o Desenvolvimento”, com o envolvimento das escolas», lembrou a autarquia louletana.

A política de Zero Desperdício também está bem patente num dos principais eventos promovidos anualmente pela Câmara de Loulé, o festival MED. Na edição deste ano do MED, foram reaproveitados cerca de 205 quilos de alimentos prontos a consumir.

maozorra

Também poderá gostar

Erasmus 2

Primeira mobilidade do projeto Erasmus+ ECOCRAFT esteve na Escola Pinheiro e Rosa

Nova EB 23 Castro Marim

Castro Marim quer «requalificar, ampliar e modernizar» escola EB 2, 3

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas