Odemira: Exposição mostra propostas de renovação urbanística da Azenha do Mar

As oito melhores propostas para a renovação urbanística da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, apresentadas no âmbito do […]

azenha do marAs oito melhores propostas para a renovação urbanística da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, apresentadas no âmbito do concurso de ideias internacional Europan #13, vão ser apresentadas numa exposição que estará patente nesta aldeia piscatória da freguesia de S. Teotónio de 9 de Setembro a 6 de Novembro.

O município de Odemira foi um dos escolhidos para participar no concurso europeu de arquitetura Europan, tendo indicado a pequena localidade litoral do concelho como objeto das propostas a apresentar, «na prespetiva de a adaptar às dinâmicas atuais e desenvolver de forma sustentável o elevado potencial turístico».

O repto foi aceite, tendo sido mais de 40 as equipas de projetistas de toda a Europa que escolheram a Azenha do Mar. Em Junho passado, o prémio relativo à aldeia alentejana foi atribuído ao projeto «Limenochora», apresentado por uma equipa de arquitetos de Bari/Itália, constituída por Alessandro Labriola, Antonietta Canta, Daniela Mancini, Giuditta Matarrese, Roberto Carlucci e Maria Piepoli. Esta equipa recebeu um prémio monetário de 12 mil euros.

No dia 9 de Setembro, às 10h00, realizar-se-á uma sessão de apresentação e debate sobre o projeto vencedor, na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em S. Teotónio.

O júri do Concurso Europan#13 atribuiu ainda uma Menção Honrosa à equipa de Bonacardo/Itália, pelo seu projeto «Second Lines», constituída por Francesco Marras, Adriano Dessi’, Aurora Perra, Francesca Oggaiano, Philip Groch, Frederico Aru, com a colaboração de Federico Serci.

Houve ainda duas Citações Especiais para os projetos «Amphibia» e «Reconance(s) as Chan(c)ge», apresentados, respetivamente, pela equipa de Atenas/Grécia, constituída por Styliani Daouti, Giorgos Mitroulias, Michaeljohn Raftopoulos, em colaboração com Lasonas Houssein, e pela equipa de Braga/Portugal, constituída por Sara Ferreira, Fernando Ferreira e Daniel Pereira.

A Europan é uma federação europeia de organizações nacionais com ação em torno dos temas atuais do urbanismo. Desde 1997 a Europan já ofereceu oportunidades em 28 cidades portuguesas.

Odemira, Barreiro e Santo Tirso foram os únicos municípios portugueses que integraram o Europan, na 13ª edição, com o tema “Cidade Adaptável”. Em Odemira o desafio lançado para o projeto da Azenha do Mar, foi o de criar dinâmicas positivas a partir de uma situação difícil, constatando o isolamento dos habitantes na escala do lugar, bem como as oportunidades das relações potenciais com outros territórios e novas dinâmicas.

Comentários

pub