Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul Informação

A estação arqueológica do Monte Molião, em Lagos, vai novamente abrir as suas portas, no dia 25 de Agosto, para que possam ser conhecidas as escavações e os trabalhos que lá estão a ser desenvolvidos.

Das 9h00 às 12h00, será possível visitar o Monte Molião, uma pequena colina ovalada, localizada na margem esquerda da foz da ribeira de Bensafrim.

vamos à vila 2025

Para o final da tarde, e também no local, está prevista a ação performativa “Sítios com História”, com início às 18h00, da artista Neusa Dias, um trabalho que cruza Artes Performativas e Património, e que tem como objetivo «comunicar a História e as histórias de lugares do Património»

A investigação que, desde 2007, a UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) tem vindo a efetuar sobre o sítio, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lagos, permitiu recolher importantes dados acerca das suas ocupações antigas (da Idade do Ferro e época romana).

As arquiteturas domésticas e os muito abundantes materiais arqueológicos recuperados durante os trabalhos de campo evidenciam a integração de Monte Molião nas grandes rotas comerciais da antiguidade e a interação dos seus habitantes com outras comunidades humanas mediterrâneas.

As iniciativas são gratuitas e não são necessárias inscrições.

 

 

infraquinta rumo à sustentabilidade
emarp

Também poderá gostar

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos