Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Sul InformaçãoSe conduzir nas estradas dos concelhos de Mértola, Castro Verde e Alcoutim e vir um novo sinal, com a imagem de um lince, tenha atenção redobrada, porque está a atravessar uma zona onde há linces-ibéricos em liberdade e «sem a colaboração de quem circula nas estradas o risco de atropelamento do Lince-ibérico permanece».

O aviso é da empresa Infraestruturas de Portugal (IP) que colocou sinalização específica nas estradas que se inserem na zona de dispersão dos linces, designadamente na EN122/IC27, entre os concelhos de Mértola, Castro Verde e Alcoutim, na ER123, entre os concelhos de Mértola e Castro Verde, e na ER267, entre os concelhos de Alcoutim e Mértola.

Foi colocada sinalização específica nas estradas que se inserem na zona de dispersão dos linces, designadamente EN122/IC27, entre os concelhos de Mértola, Castro Verde e Alcoutim ER123, entre os concelhos de Mértola e Castro Verde e na ER267, entre os concelhos de Alcoutim e Mértola.

Banner lateral albufeira

No âmbito do projeto Life IberLince, a Infraestruturas de Portugal (IP) realiza uma série de ações para prevenir a mortalidade do lince-ibérico.

No entanto, salienta a empresa, «sem a colaboração dos utentes das estradas essas medidas não serão eficazes, pelo que a conduta de cada um de nós no terreno contribui para uma futura conservação mais eficaz do Lince-ibérico e do seu habitat».

É que o atropelamento é uma das causas de mortalidade das populações de Lince-ibérico. «A diminuição desta mortalidade implica intervenções especializadas nas vias asfaltadas, monitorização dos efeitos dessas intervenções, mas também a sensibilização dos utentes das estradas para o cumprimento de regras de circulação quando atravessam as zonas de reintrodução do Lince-ibérico», salienta a IP.

A IP é responsável pela sinalização, gestão da vegetação, manutenção de passagens hidráulicas, instalação de dispositivos limitadores de velocidade e, de uma forma geral, todas as intervenções associadas à diminuição do risco de atropelamento da fauna nas estradas. A IP realiza também um programa de monitorização de atropelamentos em todas as estradas da sua rede.

Assim, salienta a empresa responsável pelas estradas portuguesas, «numa época em que estas estradas são mais procuradas, respeitar este sinal e abrandar é essencial para a sobrevivência do Lince-ibérico. Em passeio pelo Parque Natural do Vale do Guadiana ou a caminho ou de regresso do Algarve a palavra-chave é Atenção!»

 

sessões de cinema de inverno
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

ZEC da Cabrela

Há uma área do Alentejo com 56 mil hectares classificada como Zona Especial de Conservação

Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho_CEAVG_Castro Verde_LPN

Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho faz 25 anos

Crias de lince iberico (3)

Quer trabalhar com linces? O Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico procura voluntários