Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoO momento alto da edição de 2016 do “Palco do Acordeão”, marcada para dia 29 de julho (sexta-feira), às 21h30, na Casa do Sal, em Castro Marim, é a comemoração dos 50 anos de carreira do grande acordeonista Tino Costa.

O músico conta já com a edição de 50 Singles, oito LP , dois CD e 15 K7, onde a música popular portuguesa é executada com expressão e respeito pelas raízes culturais de Portugal.

A Casa do Sal acolhe esta que é a 11ª edição do “Palco do Acordeão”, que visa promover a musicalidade deste instrumento musical, fundido nas raízes da cultura algarvia.

Banner lateral albufeira

As honras de abertura do “Palco do Acordeão” cabem à Escola de Acordeão de Castro Marim, que é hoje uma referência regional e nacional no ensino deste singular instrumento musical, contando nas suas fileiras com alunos do concelho, mas também de Mértola, Alcoutim, Vila Real de Santo António, Tavira e Ayamonte.

O Festival Internacional do Acordeão marca a segunda parte deste Palco, com a atuação de reconhecidos acordeonistas, tais como Luciano Company, João Filipe Guerreiro, Tino Costa. Fernando Inês, Leonel Mateus, Andreia Sofia e o Duo de António Bernardo e Barradinhas.

A Casa do Sal é agora espaço da exposição “Alm’Algarvia”, patente até ao final de agosto, que nos traz a coleção particular de acordeões de Vitor Faleiro, fundador da Associação Mito Algarvio, com um enquadramento histórico, mundial, nacional e regional.

Desenvolvida por uma equipa de trabalho do município, em estreita parceria com a Mito Algarvio, para a exposição “Alm’Algarvia” desenvolveram-se conteúdos, formularam-se pesquisas, filmaram-se 16 diferentes registos e estilos musicais, em todo o Algarve, concluindo-se assim uma exposição etnográfica e musicológica, inédita na região, inspirada nesta coleção particular de 30 instrumentos.

Na exposição encontra-se ainda a oficina do Mestre José Domingos Horta, que constrói, de raiz, este instrumento musical que exprime tão bem a “alm’algarvia”, e o documentário de Ivan Dias, “A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio”.

A 11ª edição do “Palco do Acordeão” em Castro Marim é uma organização da Associação Mito Algarvio, do Centro de Cultura e Desporto (CCD) da Câmara Municipal e da Câmara Municipal de Castro Marim.

 

Foto: http://distoequeeugosto.blogspot.pt

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro

Quim Barreiros

O mestre da culinária vai à Terra de Maio