Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Sul InformaçãoEste Verão, ir a banhos à Praia de Faro poderá ser bem menos complicado, para os que não se importam de andar um pouco junto à Ria formosa. Para isso, basta deixar o carro no novo parque de estacionamento exterior à praia e usar o passadiço em madeira pedonal e ciclável, que o liga à ponte para a Praia de Faro.

Tanto o parque de estacionamento, como o passadiço, foram oficialmente concluídos esta quarta-feira. Estas intervenções eram a parte que faltava de uma empreitada de maiores dimensões, que incluiu a requalificação da estrada entre a ponte e a chamada curva do Aeroporto, bem como a instalação de passagens hidráulicas neste troço de estrada, para permitir a circulação da água da Ria Formosa.

A obra causou constrangimentos no acesso à Praia de Faro durante algum tempo e foi muito criticada, tendo em conta a aproximação da época alta e os problemas de segurança que causou, mas terminou há cerca de um mês, poucos dias depois de ter começado o Verão.

vamos à vila 2025

 

Sul Informação

Quanto à obra agora (definitivamente) concluída, tem duas facetas distintas. «Através da repavimentação do acesso à Praia de Faro e da criação de um passadiço paralelo dedicado em exclusivo à mobilidade suave, finalmente os peões e ciclistas obtêm uma perspectiva privilegiada sobre a Ria Formosa, ao mesmo tempo que vêem resolvido o conflito decorrente da convivência com o tráfego automóvel, melhorando assim as condições de segurança na via para todos os seus utentes», descreveu a Sociedade Polis Ria Formosa.

Já o parque de estacionamento tem «aproximadamente 1000 lugares, compreendendo ligeiros e pesados de transporte de passageiros» e permitirá «o alívio da carga automóvel sobre o frágil e debilitado sistema da Península do Ancão, podendo o trajeto até à Praia de Faro ser feito através do passadiço».

«Terminado o período estival, serão realizadas as plantações de material vegetal no parque de estacionamento, incluindo árvores de sombreamento, devendo-se o seu adiamento à necessidade de evitar um período crítico de altas temperaturas e reduzida humidade, que colocariam em risco o sucesso» das plantações, acrescentou a Polis.

A obra custou cerca de 1,5 milhões de euros e foi financiada com recurso ao capital social da Polis Litoral Ria Formosa, incluindo uma comparticipação da componente Câmara Municipal de Faro.

 

Veja todas as fotos:

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Camara de Aljezur_er_03

Aljezur apoia Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur com 10 mil euros