Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoA EN125 vai ter três radares de velocidade fixos, que serão instalados até ao final do primeiro trimestre de 2017 . Esta é uma das medidas para diminuir a sinistralidade daquela que é, a nível nacional, a estrada «mais perigosa que temos», de acordo com o secretário de Estado da Administração Interna.

A colocação dos radares foi ontem anunciada por Jorge Gomes, que esteve na sede da Comunidade Intermunicipal di Algarve (AMAL) para homologar o protocolo entre a ANSR e os municípios algarvios, para a criação de um Plano Regional de Segurança Rodoviária.

Para o secretário de Estado, a EN125 é «extremamente preocupante. A 125 é conhecida no país todo, neste momento, como a mais perigosa que temos. As outras “estradas da morte” já não o são, felizmente. Já são autoestradas».

infraquinta rumo à sustentabilidade

Sul InformaçãoPor isso, a EN125 vai receber três dos 50 radares que serão instalados em todo o país até Março de 2017. «Vamos colocar três radares fixos, ou melhor, são caixas de radar. Depois, ou tem o radar lá dentro, ou não. Há quem diga que, como os radares são fixos, toda a gente sabe onde estão e então andam mais devagar. Mas é isso que nós queremos, que as pessoas andem mais devagar. Se andarem mais devagar de cinco em cinco quilómetros, ou de dez em dez quilómetros, atingimos o objetivo. As pessoas vão ter que abrandar para não serem apanhadas em excesso de velocidade», explicou Jorge Gomes.

No entanto, para o secretário de Estado, o efeito prático desta medida no Algarve não será tão evidente como noutros pontos do país, porque a maior parte dos condutores que vão passar pelos radares não é portuguesa, logo será difícil que venha a pagar a multa.

«O levantamento do auto é imediato, vai direto à ANSR, mas vamos ter um problema, porque 50% de condutores [que utilizam a 125] não são nacionais, logo o efeito prático não vai ser grande».

Ainda assim, o governante diz que «pode ser que se consiga reduzir alguma coisa» a nível de sinistralidade.

 

vila do bispo
municipio de odemira

Também poderá gostar

WhatsApp Image 2025-05-08 at 08.42.02

Dois feridos graves transportados de heli após acidente na EN125 esta noite

en125 olhão castromarim rd-2

PS e PSD trocam acusações sobre «capangas» do Estado, «tralha» de Sócrates e desleixo de ministros

Variante de Olhão Obras Fevereiro 2025

Variante de Olhão já está em plena obra e deverá estar pronta dentro do prazo