Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoHá muitas inovações no Festival MED de 2016, mas também há coisas que não mudam. Uma delas é o compromisso que este evento assumiu com a preservação do ambiente, desde de há dois anos, que se repete este ano com a disponibilização de um copo ecológico a todos quantos adquiram um bilhete para o festival e com a integração do movimento «Zero Desperdício».

Com a oferta do copo ecológico, «a ideia é contribuir para a redução da produção de resíduos, nomeadamente copos de plástico utilizados para consumo de bebidas dentro do recinto, substituindo-os por um copo de material 100% reciclável, 25 vezes menos poluente», segundo a Câmara de Loulé, que organiza o MED.

Desde 2014, ano em que foi lançado este projeto, a oferta destes recipientes «permitiu reduzir a produção de plástico em quase uma tonelada por noite, o que tem um impacto significativo não só no ambiente mas também nos custos com a recolha dos resíduos».

infraquinta rumo à sustentabilidade

No ano passado, a autarquia louletana integrou o movimento «Zero Desperdício» no MED, ligação que se mantém este ano.

Esta iniciativa, que conta com o envolvimento de várias entidades, nomeadamente a Refood, a Associação Existir, o Banco de Voluntariado e a Divisão de Coesão Social e Saúde da autarquia, «recolheu em 2015 mais de 200 quilos de comida confecionada e não consumida ao fim das três noites de festival, que foi entregue a famílias carenciadas».

«Para os responsáveis municipais, a integração deste projeto, ao qual a Câmara de Loulé aderiu em 2015, no Festival MED reveste-se de especial importância para sensibilizar a comunidade para a problemática do desperdício alimentar, do consumo responsável e do acesso à alimentação e, por outro lado, para apoiar as famílias com menos recursos», acrescentou a Câmara de Loulé.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Filipa Sousa

Filipa Sousa volta a “Acreditar” em concerto marcado para Albufeira

Helder MAcedo

Hélder Macedo vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/CML

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região