Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Sul Informação“Barra da Fuzeta – que solução?” é a pergunta que lança o início de mais uma edição das “Jornadas do Bloco”, organizadas pela Coordenadora Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda, marcadas para sábado, 14 de Maio, às 16h00, na na sala multiusos da Junta de Freguesia da Fuzeta.

A iniciativa conta com a participação de João Vasconcelos, deputado do Bloco eleito pelo Algarve, e Domingos Terramoto, deputado Municipal do Bloco em Olhão e membro da Junta de Freguesia local.

Em meados de abril deste ano, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo priorizar as dragagens na barra da Fuzeta enquanto obra incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.

festival do marisco de olhao

No seu projeto de Resolução, os parlamentares do Bloco alertam para o «assoreamento da atual barra que serve a comunidade piscatória da Fuzeta, situação que  condiciona fortemente a atividade regular dos pescadores, tendo estes de esperar pela meia maré para entrar e sair da barra, traduzindo-se numa redução substancial dos rendimentos dos pescadores da Fuzeta, a que se soma a ameaça permanente das suas vidas, dada a perigosidade na travessia».

A iniciativa parlamentar do BE recomenda priorizar as dragagens na barra da Fuzeta enquanto obra incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e que seja considerada a fixação da barra, no local onde a natureza a abriu em 2010, com o recurso ao uso de mangas geotêxteis.

Também recentemente, em fevereiro deste ano, a Assembleia Municipal de Olhão aprovou por unanimidade a moção “Pelas dragagens da barra da Fuzeta”, cuja deliberação segue no mesmo sentido do referido Projeto de Resolução.

Entretanto, na semana passada, durante uma audição na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, o secretário de Estado das Pescas anunciou que a Fuzeta é um dos portos de pesca para os quais está prevista a realização de dragagens.

Respondendo a uma pergunta do deputado algarvio José Carlos Barros (PSD), o secretário de Estado José Apolinário disse que está ser preparado o concurso público para a realização de dragagens na Fuzeta e que estas «têm a ver com um projeto Polis».

lagos eventos
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Mariana Mortágua Loulé_maior

Legislativas: Mortágua reconhece “grande derrota” do BE mas mantém candidatura na próxima convenção

Zona Histórica de Olhão Vista Superior_1

Chega vence em Olhão com diferença ampla sobre AD

mapa algarve eleições

Quase 384 mil algarvios são hoje chamados a escolher o novo Parlamento