Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoAgentes da Proteção Civil de toda a região participaram num exercício de preparação das forças que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Floretais (DECIF) do Algarve, que decorreu no domingo, em São Brás de Alportel.

O exercício envolveu mais de 150 operacionais, em representação das muitas entidades que estão envolvidas neste dispositivo, e implicou a deslocação de meios reais, para fazer fase a situações simuladas (LIVEX). Também foi promovido o treino em CPX (comunicações contactos rádio).

Esta iniciativa «marcou o início da fase Fase Bravo (15 de maio a 30 de junho) do DECIF 2016, tendo como objetivo verificar a operacionalidade das forças de intervenção em caso de incêndio e retificar ou agilizar, caso necessário, alguns procedimentos a fim de aperfeiçoar a capacidade de resposta face a uma ocorrência real», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

lagos eventos

Promovido pela  Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, o exercício contou com a colaboração da Autoridade Nacional de Proteção Civil (CDOS de Faro), Corpos de Bombeiros de todo o Algarve, Sapadores Florestais da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, Guarda Nacional Republicana, Serviço Municipal de Proteção Civil e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Entretanto, a Câmara de São Brás, anfitriã deste LIVEX, avançou com o Plano de Ação de 2016 para a prevenção de incêndios, «com investimentos em diversas áreas, tais como limpeza de bermas e beneficiação e reparação de caminhos, execução de faixas de gestão de combustível, trabalhos já em curso, num trabalho de parceria que envolve todo um conjunto de entidades».

são brás de alportel
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - Incêndio na zona de Alcácer do Sal corta trânsito na A2

Presumível responsável por incêndio florestal em Castro Verde detido pela Judiciária

Sul Informação - Bombeiros e helicóptero dominam incêndio em Gambelas [com fotos]

Incêndios: Meios de combate reforçados a partir de hoje mas faltam helicópteros

Sul Informação - Fogo continua ativo e a ser combatido por meios aéreos em Silves

Autarcas do Baixo Alentejo querem helicópteros ligeiros em Ourique e Moura «o mais urgente possível»