As barras de Albufeira e Alvor estão hoje fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas superiores a 2,5 metros, segundo o site da Marinha.
Ainda na costa Sul, as barras de Faro e de Portimão encontram-se fechadas a embarcações com menos de 10 metros de comprimento.
No resto do país, as barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão condicionadas a embarcações com calado superior a dois metros e apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas depois da preia-mar.
As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimentos inferiores a 15 e 11 metros, respetivamente.
Em São Martinho do Porto, a barra está condicionada devido a assoreamento, pelo que a navegação deve ser feita com cautela e a barra praticada apenas na preia-mar.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, na costa ocidental, ondas de oes-sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando para 3,5 a 4,5 metros a sul do Cabo Mondego até ao início da noite.
Na costa Sul são esperadas ondas de sudoeste com 2,5 a 3,5 metros.