Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO primeiro (e, para já, único) Plano Regional de Juventude foi criado no Algarve e vai poder ser conhecido, em pormenor, amanhã, sexta-feira, numa sessão que vai decorrer a partir das 14h30 na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro. Este é mais um resultado dos projetos «Algarve 2020: Uma Proposta Jovem» (2012/13) e «Algarve 2020: Um Contrato Jovem» (2015/16), levados a cabo pela Cooperativa ECOS. 

«O Algarve é a primeira e única região do país a criar um plano de ação para a Juventude, e a única da Europa a desenvolver este processo em cooperação com mais de 90 entidades e organizações regionais. O primeiro Plano de Ação Regional de Juventude – «Algarve 2020: Um Contrato Jovem» – tem vindo a ser sido traçado, desde o início de 2015, em diálogo com os jovens, através de uma série de encontros e momentos de trabalho realizados em vários pontos da região. O documento apresenta propostas de ação específicas, a implementar até 2020, em diferentes domínios da juventude», revelou a ECOS.

Sul InformaçãoA cooperativa realizou, ao longo de quatro anos, um «extenso processo de consultas aos jovens, contando com a colaboração de mais de 90 entidades, entre municípios, direções regionais, instituições e organizações da região». Desta ação, resultou  «um conjunto de medidas com vista a responder aos desafios e obstáculos sentidos pelos/as jovens da região», que estão explanados no Plano Regional de Juventude do Algarve.

vamos à vila 2025

A sessão de amanhã contará com a presença do secretário de Estado de Juventude e Desporto João Wengorovius Meneses

A ECOS – Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, CRL é uma organização registada em Janeiro 2010, constituída com o propósito de «contribuir para a promoção, reconhecimento e valorização da educação não formal enquanto metodologia de desenvolvimento humano e transformação social em complementaridade com a educação formal e informal e para a integração social e reforço da coesão social, assumindo-se como agente de desenvolvimento comunitário».

Apresenta uma diversidade alargada de serviços, entre os ramos de consultoria, investigação e formação, tendo a sua prática centrada na conceptualização, desenvolvimento e implementação de projetos socioculturais, ambientais e educativos, nas suas mais variadas formas e envolvendo os mais variados atores (profissionais e voluntários, investigadores, entidades, autarquias, entre muitos outros) ligados ao trabalho com crianças, jovens e adultos, tanto a nível local, nacional como internacional.

jf-quarteira

Também poderá gostar

Olhão

IV Feira de Associativismo e Juventude arranca hoje em Olhão

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas

Zeca Afonso

Busto em bronze de Zeca Afonso vai ser descerrado em Faro na madrugada de sexta-feira