Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoUm passeio pedestre, orientado por uma arqueóloga, pela Calçadinha, entre São Brás de Alportel e as ruínas romanas de Milreu, em Estoi, está marcada para o próximo domingo, dia 28.

Tendo como tema “São Brás Romano” e como ponto de encontro, às 9h30, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, este percurso temático leva os participantes a desvendar os segredos da antiga via de origem romana, cujos vestígios arqueológicos se traduzem em dois troços de calçada, hoje designada por Calçadinha de São Brás de Alportel.

Embora para muitos desconhecida, a Calçadinha de São Brás de Alportel terá sido uma via terrena (estrada secundária) que terá feito, originalmente, parte do itinerário XXI de Antonino, umas das mais importantes vias de comunicação da antiga província da Lusitânia.

ideias negocios

 

Sul Informação

No domingo, o percurso segue pelo caminho da Calçadinha e termina nas ruínas romanas de Milreu (Estoi), num passeio com cerca de 8 quilómetros, que dará a conhecer o local por onde poderia ter passado aquela antiga via que, de Ossonoba (Faro) prosseguiria em direção a Pax Iulia (Beja), e daí a Olisipo (Lisboa) e Emerita Augusta (Mérida) – capital da antiga província da Lusitânia.

O passeio “São Brás Romano” será orientado por Angelina Pereira, arqueóloga da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração da Associação Al-Portel. Os participantes poderão saborear os mais variados testemunhos ao longo de uma viagem pelo tempo do Império Romano.

A organização avisa que o passeio poderá ser anulado, caso as condições atmosféricas não permitam a sua realização.

A inscrição, gratuita mas obrigatória, deve ser feita para o email [email protected] ou pelo telefone 289 840 004.

lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Museu de Portimão celebra Solstício de Verão com “Pré-História ao Luar”

Museu de Portimão celebra Solstício de Verão com “Pré-História ao Luar”

Sul Informação - Banda Filarmónica de São Brás de Alportel desfila amanhã pelas ruas da vila

Banda Filarmónica de São Brás de Alportel desfila amanhã pelas ruas da vila

Sul Informação - “A Festa Sai à Rua” em São Brás de Alportel para celebrar os Santos Populares

“A Festa Sai à Rua” em São Brás de Alportel para celebrar os Santos Populares