Odemira celebra banda desenhada com exposições, workshops e concurso

A 10º edição da BDTECA- Mostra de Banda Desenhada de Odemira vai estar patente na Biblioteca Municipal José Saramago, até Março. […]

Pessoas a verem a exposição

A 10º edição da BDTECA- Mostra de Banda Desenhada de Odemira vai estar patente na Biblioteca Municipal José Saramago, até Março. O evento inclui exposições, workshops, mostras documentais e um concurso de banda desenhada.

Segundo a Câmara de Odemira, a localidade «é considerada por muitos como um dos principais centros de desenvolvimento da banda desenhada na região e no país», sendo essa «a principal razão do sucesso desta iniciativa».

Numa parceria entre a autarquia odemirense e a “Sopa dos Artistas”- Associação Local de Artistas Plásticos, a BDTECA tem o objetivo de «divulgar este género artístico [BD] entre o público juvenil e adulto, ao mesmo tempo que pretende estimular a criatividade», explica o município.

O programa começa amanhã, dia 18 de Fevereiro, com a realização de dois workshops. O primeiro será sobre “A Linguagem da Banda Desenhada”, com o formador João Manuel Mascarenhas, às 10 horas, destinado a alunos do 1º ciclo. O segundo incidirá sobre “O Desenho do Detalhe na Banda Desenhada”, para alunos do ensino secundário, às 14 horas.

Até ao dia 27 de Fevereiro, encontram-se também patentes, na Biblioteca Municipal, duas exposições dos ilustradores Helder Oliveira e João Manuel Mascarenhas, bem como uma mostra documental de banda desenhada.

O evento irá encerrar com a apresentação do catálogo “Odemira-te nº3”, no dia 5 de Março, às 16 horas. A obra reúne os trabalhos distinguidos nas edições da BDTECA entre 2011 e 2015. A Câmara de Odemira refere também que «serão conhecidos os vencedores da edição de 2016 com a  inauguração de uma exposição com todos os trabalhos participantes».

A exposição dos trabalhos estará em exibição até ao final de Março.

Comentários

pub