Visitas ao Centro histórico de Mértola crescem 24% em 2015

O centro histórico de Mértola e o Museu de Mértola registaram, ao longo de 2015, um total de 39.565 visitantes, […]

MértolaO centro histórico de Mértola e o Museu de Mértola registaram, ao longo de 2015, um total de 39.565 visitantes, o que representou um aumento de 23,5% em relação ao ano de 2014, anunciou a Câmara local.

De acordo com os registos do Museu de Mértola, 51,6% dos visitantes eram estrangeiros e 48,4% nacionais. De entre as nacionalidades, destaque para a subida dos visitantes alemães, que representaram 16% do total de visitantes e 30% do total de visitantes estrangeiros, afirmando-se a Alemanha como o 2º mercado do território, posição que era tendencialmente ocupada pela Espanha.

Apesar de terem perdido a sua posição dominante, os visitantes espanhóis ainda ocupam o 3º lugar, tendo subido 8,7% no ano passado, logo seguidos dos franceses, que registaram um acréscimo de 8,5%.

Neste total de visitantes, não está contabilizada a afluência aos vários eventos realizados ao longo do ano no concelho, nos quais se registaram picos de afluência na ordem dos milhares de participantes.

Bem como não está contabilizada a afluência a locais de grande visitação, como a Praia Fluvial da Mina de S. Domingos ou o Pulo do Lobo.

dados visitantes MértolaOs números de 2015 resultam, segundo a Câmara de Mértola, «do esforço contínuo de estruturação e promoção turística que a autarquia local tem vindo a desenvolver, em complemento com o meritório trabalho desenvolvido pelas entidades regionais de tutela do setor quer ao nível da estruturação e promoção interna, quer ao nível da promoção externa em mercados estratégicos para a região».

Os resultados deste trabalho evidenciam-se não só nos indicadores turísticos (mais visitas e mais dormidas), mas também no «claro acréscimo de notoriedade que a região Alentejo alcançou nos últimos anos, como de resto atestam as múltiplas referências à região em meios de comunicação internacionais».

No concelho de Mértola, estes resultados, foram acompanhados por novos investimentos privados no setor. Em 2015 surgiram novos projetos de alojamento, restauração e animação turística que evidenciam, cada vez mais, o setor do turismo como um setor estratégico para a economia local.

nacionalidades dos visitantes

Comentários

pub