Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoA heráldica da nova freguesia de São Gonçalo de Lagos já foi aprovada pela Assembleia de Freguesia, na passada segunda-feira, 25 de Janeiro, depois de obtido o parecer da Comissão de Heráldica da Associação de Arqueólogos Portugueses.

O brasão e bandeira da nova freguesia, que resulta da união das antigas freguesias urbanas de Santa Maria e São Sebastião, foram apresentados esta manhã, numa sessão no Centro Cultural de Lagos, pelo historiador local José António Martins, e voltarão a ser apresentados, com mais detalhe, esta noite, no salão daquela Junta.

O brasão, com fundo ouro e atravessado por uma faixa ondulada azul, apresenta uma flor de lis (que remete para o Infante D. Henrique, que ostentava este símbolo real no seu próprio brasão), duas águias adragonadas (presentes em monumentos da cidade de Lagos e antes elementos constantes do brasão de São Sebastião).

inframoura cada gota importa

Na faixa azul há quatro atuns, que remetem para a lenda do Beato Gonçalo, venerado em Portugal como santo (daí o nome São Gonçalo). Tendo nascido em Lagos em 1360, filho de uma família de pescadores de atum, teria como milagre mais conhecido, feito ainda em vida, o facto de, depois de distribuir o peixe entre as pessoas, estas encontrarem sempre as barricas cheias, como se delas nada tivesse sido retirado.

José António Martins, técnico superior da Câmara de Lagos, acrescentou que a nova freguesia tem equiparação a vila, traduzida no facto de o brasão ser coroado por quatro castelos (ao contrário dos anteriores três, que encimavam os brasões das antigas freguesias de Santa Maria e de São Sebastião).

Sul InformaçãoA apresentação da nova heráldica ocorreu esta manhã, durante uma Ação de Dinamização e Promoção Turística e Cultural de Lagos “Rotas e Património”, promovida pela Câmara local, e destinada sobretudo a guias e operadores turísticos. A sessão decorreu hoje, 27 de Janeiro, feriado municipal de Lagos, assinalando a data em que, em 1573, D. Sebastião elevou a então vila à categoria de cidade.

A Freguesia de São Gonçalo de Lagos nasceu oficialmente a 26 de Agosto do ano passado, depois de a Assembleia da República ter aprovado, através da Lei 108/2015, a mudança do nome da anterior União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria).

Esta união de freguesias tinha, por seu lado, nascido da reformulação empreendida pelo anterior Governo, juntando então duas freguesias (as de São Sebastião e Santa Maria), mas a Assembleia da República, a pedido da população e autarcas, aprovou a 22 de Julho passado, pouco antes do fim da legislatura, a mudança de designação.

lagos eventos
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Há obras de Paula Rego para ver no Centro Cultural de Lagos

Há obras de Paula Rego para ver no Centro Cultural de Lagos

Sul Informação - Historiador Fernando Pessanha lança nova obra sobre o Corso Francês que atacava Faro

Historiador Fernando Pessanha lança nova obra sobre o Corso Francês que atacava Faro

Sul Informação - Mural de BIGOD no Edifício Luztur homenageia arquiteto José Veloso

Mural de BIGOD no Edifício Luztur homenageia arquiteto José Veloso