Estafeta de Chamada para os Jogos de Quelfes vai promover o olimpismo em três regiões

A 2ª Estafeta Chamada para os Jogos vai promover o olimpismo e abrir o apetite para nova edição dos Jogos […]

Chamada para os Jogos de Quelfes_4A 2ª Estafeta Chamada para os Jogos vai promover o olimpismo e abrir o apetite para nova edição dos Jogos de Quelfes entre os dias 7 de Janeiro e 18 de Fevereiro.

Atletas nacionais e internacionais, olímpicos e paralímpicos, entre os quais a marchadora algarvia Ana Cabecinha, vão percorrer mais de mil quilómetros para visitar escolas do Algarve, Alentejo e até da vizinha Espanha, já que Ayamonte é um dos sete municípios que organizam a 7ª edição destes jogos.

Em ano Olímpico, Olhão, São Brás de Alportel, Faro, Loulé, Albufeira, Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Odemira, Almodôvar, Castro Verde, Mértola (Freguesia de São João dos Caldeireiros), Alcoutim, Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte (Espanha), irão acolher a Estafeta Chamada para os Jogos.

O périplo começa na escola EB1 de Marim, em Olhão, e irá passar nas escolas de 1º ciclo e visitar as comunidades escolares das diferentes localidades por onde passa, com o objetivo de chamar a atenção para o olimpismo, enquanto filosofia de vida fundada na educação através do desporto, da cultura e do ambiente, no respeito pelos mais elementares valores éticos universais.

Os VII Jogos de Quelfes, um evento organizado em conjunto pelos municípios de Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António, são «o maior e mais emblemático evento de promoção do olimpismo, direcionado ao 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal», segundo os seus organizadores.

Nesta iniciativa, que irá decorrer entre os dias 9 e 23 de Abril em diversas instalações desportivas dos concelhos organizadores, «a prática desportiva é abordada enquanto facilitadora da aprendizagem de conteúdos éticos e motor de desenvolvimento pessoal e social».

Comentários

pub