Espírito do olimpismo começou a ser espalhado pelas escolas de três regiões (com fotos)

O espírito do olimpismo já saiu para a estrada e vai ser levado a escolas de todo o Algarve, do […]

2016-segunda-estafeta-jogos-de-quelfes-comecou-em-olhao-001-pressO espírito do olimpismo já saiu para a estrada e vai ser levado a escolas de todo o Algarve, do Baixo Alentejo e de Ayamonte, em Espanha. A Estafeta Chamada para os Jogos, o prelúdio dos Jogos de Quelfes, iniciou-se esta quinta-feira, em Olhão, e vai levar atletas, entre os quais alguns olímpicos, e outros amigos da prática desportiva a percorrer mais de mil quilómetros, até ao dia 18 de Fevereiro.

O testemunho começou a ser levado por uma atleta olímpica algarvia, que não é de Quelfes, mas por pouco. A pechanense Ana Cabecinha é já uma habitual aliada deste evento, que teve origem na freguesia vizinha de Olhão, mas que hoje é já um evento que ultrapassa as fronteiras da região, para Norte e para Este.

2016-01-07-abertura-jogos-de-quelfes-01«A iniciativa tem como mentor Gustavo Marcos, que idealizou passar valores de solidariedade, fraternidade, amizade, esforço, igualdade, determinação ou excelência junto dos jovens das escolas olhanenses. Os Jogos de Quelfes, há sete anos, começaram assim e foram crescendo, tendo atualmente uma dimensão que ultrapassa o concelho de Olhão, a região e o País», ilustrou a Câmara de Olhão, numa nota de imprensa.

Entre os atletas que se juntam à Estafeta Chamada para os Jogos estão os olímpicos Ana Cabecinha, Jorge Costa e Hélder Oliveira, e a esperança olímpica Edna Barros, entre outros marchantes do Clube Oriental de Pechão, como Carina Correia, Liandra Gonçalves, Vanessa Conduto e Tiago Baguinho.

A “equipa” partiu da Escla EB1 de Marim, em Olhão, onde decorreu a cerimónia oficial de lançamento da iniciativa e seguiu caminho, passando pelas outras 13 escolas básicas do concelho: EB1 Nº6 (Siroco), EB1 da Cavalinha, EB1 Nº1 (Largo da Feira), Colégio Bernardette Romeira, EB1 Nº4 (Escola do Futebol), EB1 Nº7 (pavilhão do Ginásio Clube Olhanense), EB1 Nº 5 (Bairro 28 de Setembro), EB1 de Pechão, EB1 de Brancanes, EB1 de Quelfes, EB1 João Lúcio (Bias do Sul), EB1 de Fuseta e EB1 de Moncarapacho.

Ontem, sexta-feira, a estafeta passou nas escolas de São Brás de Alportel, seguindo-se os concelhos de Faro (11 e 12 janeiro), Loulé (13 e 14 janeiro), Albufeira (15 janeiro), Silves (18 e 19 janeiro), Lagoa (20 janeiro), Portimão (21 janeiro), Lagos (22 janeiro), Vila do Bispo (25 janeiro), Aljezur (26 janeiro), Odemira (27 e 28 janeiro), Monchique (29 janeiro), Almodôvar (1 fevereiro), Mértola (2 e 3 fevereiro), Alcoutim (4 fevereiro), Tavira (15 fevereiro), Vila Real de Santo António (16 fevereiro), Castro Marim (17 fevereiro) e Ayamonte (18 fevereiro).

Veja as fotos do primeiro dia:

Comentários

pub