12ª edição do Festival Terras sem Sombra apresentada em Madrid

O Festival Terras sem Sombra (FTSS) – Festival de música sacra do Baixo Alentejo, cuja 12ª edição tem como título […]

almodovar-igrejaO Festival Terras sem Sombra (FTSS) – Festival de música sacra do Baixo Alentejo, cuja 12ª edição tem como título Torna-Viagem: o Brasil, a África e a Europa (Da Idade Média ao Século XX), realiza-se em Almodôvar, Sines, Santiago do Cacém, Ourique, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja, entre 27 de Fevereiro e 2 de Julho.

A programação do FTSS foi apresentada em Novembro no CCB, no âmbito da Mostra Espanha 2015, a convite do Governo espanhol, que, segundo a organização, «tem vindo a mostrar um grande interesse e a colaborar ativamente com o festival», estando, inclusivamente envolvido na sua apresentação em Madrid.

Assim e em colaboração com a Agência de Promoção Turística do Alentejo, terá lugar no dia 11 de Fevereiro, às 12h00, uma conferência de imprensa, na Embaixada de Portugal em Madrid, com o propósito de promover o Festival e o Alentejo, levando à capital espanhola uma mostra do que existe na região.

Esta iniciativa conta com o patrocínio do embaixador de Portugal em Espanha, Francisco Ribeiro de Meneses, e será seguida de uma degustação de produtos regionais alentejanos. Estarão presentes os presidentes das câmaras municipais de todos os concelhos envolvidos no Festival e a equipa do FTSS.

Mas a promoção ao evento não irá ficar por aqui, já que no dia 13 de Fevereiro, e pela primeira vez, o Cante Alentejano poderá ser ouvido em Madrid, num concerto que se realiza no Teatro do Círculo de Bellas Artes – um dos mais prestigiosos espaços culturais da capital espanhola –, com os Cantadores de Vila Nova de São Bento (Serpa) e os Ganhões de Castro Verde. Estará igualmente presente um instrumento muito associado ao Cante, a viola campaniça, interpretada pelos Moços D’uma Cana.

 

Um festival de música…e biodiversidade

Ambiente no Festival Terras sem SombraO Festival Terras sem Sombra realiza-se desde 2003 e resulta de uma parceria do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja com um leque alargado de entidades públicas e privadas, além de voluntários que lhe dão corpo organizativo e participativo. «Um casamento feliz entre o Património, a Música e a Biodiversidade, um cartaz de concertos de nível internacional e um conjunto de atividades que reforçam a consciência ambiental», salienta a organização.

O Festival promove o diálogo entre as grandes páginas do passado e a criação contemporânea, apresenta jovens compositores e intérpretes e encomenda novas obras a compositores.

A componente musical é reforçada pela força do património construído – os concertos têm lugar em igrejas e no Teatro de Serpa – e pela vitalidade de um conjunto de iniciativas de assumida reivindicação ecológica, proporcionando uma grande variedade de temas, expondo as problemáticas da ecologia, da biologia, da paisagem e da biodiversidade alentejana, envolvendo espectadores, artistas, membros das comunidades locais e público em geral que acompanha fielmente o Festival.

Apesar de ser identificado como um festival de música erudita, o programa do FTSS tem um âmbito bastante mais alargado, dialogando com outras tradições musicais, apostando no desenvolvimento cultural, na defesa da biodiversidade e no conhecimento da paisagem, dando a conhecer as grandes páginas da música sacra, o património construído, o património natural e o infinito horizonte dos campos alentejanos. Como pano de fundo, a excelência da gastronomia e dos produtos regionais de um território a explorar.

 

Clique aqui para conhecer o programa do Festival Terras sem Sombra em 2016

 

 

Comentários

pub