Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Sul InformaçãoO primeiro grupo de 24 refugiados chega hoje a Portugal ao abrigo do processo de recolocação aprovado em Setembro, no Conselho Europeu.

A Plataforma de Apoio aos Refugiados, no âmbito do seu programa PAR Famílias, encaminha duas famílias – num total de sete pessoas, das quais três são crianças – para duas das instituições anfitriãs que fazem parte desta plataforma, uma em Setúbal (Fundação Islâmica de Palmela) e outra em Ferreira do Zêzere (Fundação Maria Dias Ferreira).

Os refugiados que hoje chegam a Portugal incluem gente que fugiu da Síria, Iraque, Eritreia, Sudão e Tunísia. Entre eles há três crianças.

sessões de cinema de inverno

Estes são os primeiros dos 4500 refugiados que Portugal se comprometeu a acolher no âmbito do compromisso assumido pela União Europeia no final de Setembro.

O Programa de Relocalização de Refugiados na União Europeia prevê que sejam acolhidos na UE 160 mil refugiados, que estão agora em centros na Grécia e Itália.

Mas os últimos dados disponibilizados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados dão conta que apenas pouco mais de 200 foram já recebidos noutros países.

Segundo o ACNUR, entre Janeiro e Novembro deste ano, chegaram ilegalmente à UE 1,5 milhões de pessoas, das quais perto de 80% têm condições para pedir asilo e receber o estatuto de refugiados. Mais de metade chegaram à Grécia (742 mil) e Itália (159 mil).

Entre as entidades envolvidas no acolhimento  em Portugal figuram a  Câmara Municipal de Lisboa, o Conselho Português para os Refugiados, o Alto Comissariado para as Migrações, a Plataforma de Apoio aos Refugiados, a Cruz Vermelha Portuguesa, a União das Misericórdias Portuguesas, o Serviço Jesuíta aos Refugiados e a Fundação Islâmica de Lisboa.

No conjunto da operação participarão 110 municípios, lembrou o o ministro-adjunto Eduardo Cabrita, que, em conjunto com a ministra da Administração Interna Constança Urbano, recebeu o primeiro grupo a chegar esta manhã ao Aeroporto de Lisboa».

O financiamento da operação será coberto por verbas atribuídas por Bruxelas ao Estado português, que as distribui depois pelas entidades que estabeleceram protocolos para o efeito com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, entre elas a União das Misericórdias Portuguesas.

«Depois de tanto tempo de espera e embora ainda longe dos números desejados e da capacidade instalada no nosso país para o acolhimento e integração de refugiados, esta é uma boa notícia que, esperamos, permita que novas recolocações aconteçam a breve trecho», salienta a PAR, em nota de imprensa.

lagos eventos
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Formação Bombeiros Recrutas Algarve

Caixa Geral de Depósitos cria conta solidária de apoio às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande

banco alimentar|banco-alimentar-fb

Banco Alimentar recolheu 1921 toneladas em todo o país

Carlos Miguel_secretário de Estado das Autarquias Locais

Primeiro avião com 120 refugiados chega esta madrugada a Portugal