Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoA associação Odiana declarou esta quinta-feira que a época das caminhadas está reaberta. Apesar de os trilhos estarem disponíveis todo o ano, e de não existir uma data de abertura oficial, «a melhor altura para o pedestrianismo é com a temperatura mais amena», que se faz sentir a partir de Outubro.

Por isso, «com uma temperatura bem mais amena, a Odiana volta a deixar-lhe a sugestão de percorrer os trilhos do território, conjugando a atividade física com uma visita ao Baixo Guadiana».

Os percursos pedestres do território são, segundo a associação, «uma oferta pensada para quem quer conhecer o interior serrano, seja a pé ou de bicicleta, e em simultâneo descobrir uma multiplicidade de paisagens, de património, de fauna e flora, de passear pelos recantos das aldeias mais típicas do interior e degustar os petiscos mais saborosos de um algarve diferente».

infraquinta rumo à sustentabilidade

A Odiana explica que «os percursos pedestres têm como objetivo desvendar os trilhos do Baixo Guadiana aventurando-se num Algarve de interior cheio de segredos por descobrir, num «outro Algarve», onde a natureza é rainha».

Atualmente, o Baixo Guadiana dispõe de uma rede de 135km de percursos pedestres da Odiana, implementados em 2005 e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Desde o ano passado, a Odiana implementoua GR15 «Grande Rota do Guadiana», «a primeira grande via implementada neste território que permite a ligação a pé do litoral ao interior».

Esta via liga-se à Via Algarviana (GR13) e à Ecovia do Litoral, e tem a possibilidade de ligação a vias internacionais da vizinha Espanha.

Os percursos pedestres da Odiana podem ser descobertos aqui.

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Two pairs of hands leaning on table

Odiana promove sessão de apresentação do Projeto Vilas em Movimento BG 2.0

Festival de Caminhadas Ameixial WFA (1)

Caminhadas e muito mais voltam a animar a aldeia do Ameixial

Odiana

Odiana lidera projeto europeu que pretende combater isolamento dos idosos