Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoUm pano da muralha tardo-medieval de Vila Nova de Portimão, bem como parte do caminho de ronda da antiga zona fortificada, foram postos a descoberto durante as obras de construção de um Hostel Cultural, na Rua Dr. Ernesto Cabrita, promovidas pela Academia de Música de Lagos/Conservatório de Música de Portimão.

Tendo em conta que a existência da muralha naquele local já era conhecida, «a apreciação deste licenciamento teve em consideração, desde o primeiro momento, o facto de o edifício em questão integrar na sua zona posterior a estrutura defensiva tardo-medieval, classificada como Imóvel de Interesse Público (D.L. 45/93 de 30 de Novembro)», salienta a Câmara de Portimão, em nota de imprensa.

As obras foram ainda precedidas de trabalhos arqueológicos, que permitiram o registo de realidades associadas à ocupação da zona durante o século XVI.

festival do marisco de olhao

A intervenção arqueológica, dirigida por Fernando Pereira dos Santos e Ana Bica Osório (da empresa Engobe, Arqueologia e Património Cultural, Lda), possibilitou também a identificação de uma pequena porta da muralha (poterna), que até agora não sido registada em nenhuma da cartografia antiga conhecida.

O pano da muralha tardo-medieval de Vila Nova de Portimão, incluindo o caminho de ronda desta estrutura defensiva, foram agora incorporados no projeto do Hostel, «valorizando-o e permitindo aos utentes do espaço usufruir destes valiosos testemunhos da evolução da cidade de Portimão».

A fachada do novo edifício continuará a ser representante da arquitetura vernacular da Vila Nova de Portimão, uma vez que a sua reconstrução irá incorporar as cantarias originais e manter a mesma traça.

O processo de licenciamento e de acompanhamento da intervenção arqueológica contou com a participação do Sector do Património do Museu de Portimão e da Direcção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).

festival do marisco de olhao
teatro das figuras

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos