Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoDurante o Festival F, nos dias 4 e 5 de setembro, a Fábrica da Cerveja, na Vila Adentro, em Faro, vai receber a FACa – Fábrica de Arte Contemporânea. Esta é uma exposição de obras de artistas formados em Artes Visuais pela Universidade do Algarve, e de «artistas consagrados», professores ou colaboradores do curso.

Segundo adianta a UAlg, «este é o primeiro passo para um projeto mais vasto que pretende desenvolver-se no espaço da Fábrica da Cerveja, com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Universidade do Algarve».

Segundo Mirian Tavares, docente do curso de Artes Visuais e diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), «o projeto FACa pretende singrar na contracorrente dos modelos impostos para a produção artística, retirando a criação da lógica da produção industrial ou funcional, e recolocando-a naquele que, acreditamos, seja o seu lugar – o da experimentação e o da ação que promove a cidadania. Ser artista é um ato de coragem numa sociedade cada dia mais voltada para a mecanização dos gestos e dos comportamentos, moldada por princípios economicistas e pseudocientíficos, que pretendem formatar comportamentos e ideias».

sessões de cinema de inverno

Na opinião da docente, trata-se de «um projeto feito à medida da cidade e da região que o vai acolher, sem descurar a sua projeção para o país e para o mundo. Não existe produção artística sem uma massa crítica ativa e produtiva; neste sentido, pretendemos experimentar uma maneira de produzir, simultaneamente, arte e pensamento crítico, pois entendemos a reflexão como parte fundamental de qualquer processo que se pretenda revolucionário».

Mirian Tavares defende ainda que «é urgente refletir sobre a produção, sobre as contaminações entre a arte e outras matérias, e sobre o papel das artes, ou de um fazer artístico que se justifica por si mesmo, como gesto criador, humanista, revolucionário e fundamental nos tempos que correm».

infraquinta rumo à sustentabilidade
municipio de odemira

Também poderá gostar

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

Fernando Lobo

Fernando Lobo apresenta livro no arranque de exposição em Aljezur