Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoO programa DiVaM vai levar música e arte, este fim de semana de 11 e 12 de julho, à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e à Fortaleza de Sagres.

A exposição Seam, de Susana de Medeiros, é inaugurada às 17h00 na Ermida, seguindo-se a atuação do Quarteto de Guitarras Concordis, no mesmo local.

No domingo, às 18h00, a Fortaleza de Sagres recebe o “Dueto Interdisciplinar”, com Josué Nunes, na guitarra clássica, e visuais de Vinicius Almada.

maozorra

A exposição de Susana de Medeiros vai estar em exibição até ao dia 2 de agosto e insere-se no ciclo de artes visuais 2ou3x7. Neste ciclo, vários artistas plásticos são convidados a intervir de forma temporária na Ermida, de modo a relacionarem-se com o lugar, quer no âmbito da montagem, quer no da conceção da obra. Este é um projeto da Tertúlia – Associação Sócio Cultural de Aljezur.

Sul InformaçãoEm Seam, uma palavra da língua inglesa que remete para linha de junção, costura, sutura ou camada, «a artista propõe ao espetador imaginar e costurar uma relação entre o sagrado e o profano (e os seus rituais) em duas temporalidades históricas diferentes: a conceção do sagrado, os rituais e cultos comunitários dos povos que nos deixaram um legado megalítico muito abundante no território do concelho de Vila do Bispo e daqueles que construíram e utilizaram a Ermida».

O Quarteto de Guitarras Concordis apresenta depois o concerto Transparências, com um repertório que engloba compositores como Georges Bizet, Carlos Paredes, José Peixoto, M. Falla e Roland Dyens.

O Quarteto de Guitarras Concordis foi formado em 2005 e é atualmente constituído por Eudoro Grade, João Venda, Rui Martins e Rui Mourinho, guitarristas residentes na região do Algarve.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, estes «são músicos de personalidades, influências e cumplicidades várias, neles emerge como tónica Sul Informaçãoa beleza tímbrica e sonora que as quatro guitarras podem proporcionar em conjunto. Neste sentido, concentram e projetam a sua orientação musical em perspetivas com destaque na originalidade e diversidade dos mais variados ambientes musicais».

No dia seguinte, a Fortaleza de Sagres recebe o “Dueto Interdisciplinar”, que propõe «uma leitura visual sobre obras para guitarra de mestres compositores e discípulos da guitarra espanhola e do violão brasileiro».

Este projeto artístico, concebido pela Academia de Música de Tavira, junta composições visuais e digitais em movimento, projetadas em sincronia, com a música interpretada ao vivo e acusticamente por uma guitarra solo.

O DiVaM é o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve. O programa completo desta e de outras iniciativas pode ser consultado aqui.

 

maozorra

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Fortaleza de Sagres_bc3

Lançado concurso para nova obra de conservação e restauro na Fortaleza de Sagres

Fortaleza de Sagres

“Outras matérias sensíveis, laboratórios de pensamento e experimentação” em Sagres