Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoO FOrA – Festival da Oralidade do Algarve regressa a Portimão e a Alvor, para a sua segunda edição, entre 30 de Junho e 4 de Julho.

Através de performances, oficinas, bailes e debates, o FOrA irá levar a tradição oral do Algarve a vários espaços da cidade de Portimão e da vila de Alvor. Marcarão presença os cantares, as lendas, as lengalengas e trava-línguas, as histórias, os saberes e os fazeres tradicionais, entre outras expressões da oralidade regional.

A organização está a cargo das associações Teia D’Impulsos e ALVORecer, em parceria com o Museu Municipal de Portimão, a associação APEOralidade – Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade e a produtora JumpCut.

vamos à vila 2025

Segundo a organização, “o objetivo do FOrA é divulgar essas tradições e encorajar o diálogo inter-geracional. Afinal, o que de mais genuíno há na vida de uma comunidade dificilmente cabe nas estantes de uma biblioteca. Escapa à expressão escrita e circula de boca em boca, muda, deturpa-se, acrescenta um ponto (ou mais) ao conto, ganha nuances ditadas pelo tempo e pelo espaço. E desvanece ao ritmo da vida humana. O património oral é, enfim, uma realidade dinâmica e, por isso mesmo, em constante risco de ocaso. Apenas sobrevive se comunicado e memorizado pelas gerações seguintes, tornando-se num fio condutor da história de um povo”.

Desta forma, o FOrA pretende dar um contributo para a valorização e preservação do património oral do Algarve.

Os eventos que integrarão o FOrA são diversificados, de entrada gratuita e destinados a várias faixas etárias. O festival abre na noite de 30 de Junho (terça-feira), com a exibição do filme Floripes de Miguel Gonçalves Mendes, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, seguido de uma conversa em torno da produção do filme e do seu impacto na valorização das lendas da moura encantada de Olhão.

Sul InformaçãoNo dia 1 de Julho, o FOrA ruma ao Museu Municipal de Portimão, para uma visita guiada pela voz dos antigos operários da fábrica Feu e dos homens do mar.

A noite de 2 de Julho será em Alvor, numa mostra da rica tradição oral desta vila piscatória com a Oficina das Mezinhas e com a Desfolhada.

O fim-de-semana traz mais FOrA. Logo na sexta-feira à tarde, dia 3 de julho, os mais jovens serão convidados a conhecer um pouco mais sobre os dizeres e falares dos seus avós e, depois, hora de brincadeira com Jogos Tradicionais, como eram noutros tempos.

O festival continua pelo fim da tarde e noite de sexta-feira e sábado, na zona da Antiga Lota de Portimão, com mesas redondas, artes e ofícios (Oficinas de Biqueirão, de Empreita e de Doçaria Regional), várias performances, entre elas, uma amena cavaqueira com o Môce Dum Cabréste e muita música.

Como não podia deixar de ser, as noites de sexta-feira e sábado serão animadas pelos bailes FOrA e terminam já FOrA d’Horas, dentro do edifício da Antiga Lota, com um convite à descoberta de formas alternativas e mais contemporâneas da oralidade.

O programa detalhado estará disponível em breve.

O Festival da Oralidade do Algarve conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão, da Junta de Freguesia de Alvor e da Direção Regional da Cultura.

maozorra
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos