Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO Município de Albufeira já colocou, nos primeiros meses do ano, 76 ninhos de chapim em vários espaços verdes do concelho, nomeadamente em jardins públicos, escolas e a em duas unidades hoteleiras que quiseram associar-se à Autarquia como parceiros do projeto (Epic Sana Algarve e Aparthotel Alto da Colina).

O Projeto Chapim foi implementado no final de 2013, com o objetivo de controlar a proliferação da lagarta do pinheiro (processionária).

A Autarquia pretende, desta forma, aliar o controlo biológico da processionária às diversas ações previstas no Plano Municipal de Desinfestações.

vamos à vila 2025

Até ao momento, o balanço é «bastante positivo», garante a Câmara de Albufeira. Assim, em 2014, dos 56 ninhos colocados inicialmente, 21 foram ocupados por chapins, com alguns a registarem mais do que uma postura, o que resultou numa média de seis novas crias de chapim por ninho.

Este ano, há 76 ninhos colocados, alguns em fase de ocupação e outros já com crias de chapim, que em breve estão prontas a voar para fora do ninho e a intensificar a sua dieta preferida, as lagartas processionária.

O projeto tem, também, uma vertente pedagógica importante no que respeita à preservação dos habitats e da biodiversidade. No início de cada ano letivo, os estabelecimentos de ensino que se inscreveram na atividade recebem uma palestra, que tem por objetivo fazer com que alunos e professores fiquem a conhecer as espécies de chapins mais frequentes e a sua importância na natureza, nomeadamente enquanto predadores da lagarta do pinheiro.

Em paralelo, aprendem a construir os ninhos e os comedouros.

Sul InformaçãoAlém disso, periodicamente os técnicos da Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes juntam os participantes para fazer a observação periódica do ninho em cada escola e o registo de observações num caderno de campo disponibilizado pelo Município.

De acordo com o vice-presidente José Carlos Rolo,“ trata-se de um projeto que alia inovação, educação e ambiente, pilares incontornáveis de um desenvolvimento sustentável. Integrador e abrangente, este projeto visa acima de tudo, proporcionar um envolvimento de todos os membros da sociedade, desde alunos, pais, professores e entidades locais, na educação para um ambiente sustentável”.

 

inframoura
teatro das figuras

Também poderá gostar

Carros Clássicos_ CR (44)

Dezenas de carros clássicos voltam a encher as ruas de Albufeira

Olhão

IV Feira de Associativismo e Juventude arranca hoje em Olhão

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas