Nos próximos dois dias há que ter cuidado com os incêndios

O risco de incêndio vai ser elevado ou muito elevado na generalidade dos concelhos do Sul do país, chegando mesmo […]

Risco Incêndio dia 28 de Maio 2015
Risco Incêndio dia 28 de Maio 2015

O risco de incêndio vai ser elevado ou muito elevado na generalidade dos concelhos do Sul do país, chegando mesmo a atingir o nível máximo em Monchique, esta quarta e quinta-feira, alertou a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O tempo seco e o vento moderado, com rajadas forte, que estão previstas para os próximos dois dias aconselham a cuidados, para evitar ignições.

Segundo a ANPC, baseado em previsões do Instituto português do Mar e da Atmosfera, são esperadas temperaturas entre os 30 a 35 graus, acompanhadas de vento leste com intensidade entre os 20 a 30 quilómetros por hora (km/h), com rajadas que podem atingir os 50 km/h. Também se prevê que os valores da humidade relativa, em particular nas regiões interior/centro durante o período diurno, sejam baixas e rondem «os 15 a 30 por cento».

A Proteção Civil lembra a população que é proibido fazer queimas ou queimadas, ou fogueiras para recreio ou lazer, nas zonas em que o risco de incêndio é elevado ou superior, o que irá acontecer em praticamente todo o território algarvio e em grande parte do Alentejo, nos próximos dias.

Também não é permitido «a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos», «o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes», «a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas» e, claro, fumar ou fazer lume em espaços florestais.

Comentários

pub