Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoA Universidade do Algarve decretou três dias de luto académico pelo falecimento do seu Doutor Honoris Causa Manoel de Oliveira, o cineasta de 106 anos que morreu esta quinta-feira, 2 de Abril.

Em nota à comunicação social, o reitor da UAlg, em nome de toda a comunidade académica, manifesta «publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Cineasta Manoel de Oliveira» e endereça «à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências».

A instituição solidariza-se com este momento de tristeza, decretando três dias de luto académico.

vila do bispo

Manoel de Oliveira recebeu a 15 de janeiro de 2008, ano em que completou 100 anos de idade, o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve.

Na cerimónia, Manoel de Oliveira referiu estar «extremamente grato e honrado pelos elogios à sua obra cinematográfica e pelo grau académico dado pela Universidade do Algarve», afirmando sentir-se «um pequeno português num enorme país que é Portugal».

Inspirando-se na frase de Agustina Bessa-Luís («A alma é um vício») dita por Francisca, personagem do filme homónimo de 1981, Manoel de Oliveira questionou, nessa intervenção: «O meu cinema não será o vício da minha alma?». «Se o foi, foi vício que alimenta a Vida. Para sempre», conclui a nota da Universidade do Algarve».

festas da cidade de olhao
teatro das figuras

Também poderá gostar

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel

Festival Azedin El Ouafi

“Poesias do Mundo” do Festival MED celebrou a união entre o cinema e as artes em Marrocos