Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dengun

Sul InformaçãoAs Comissões de Utentes do Litoral Alentejano exigem a demissão do Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano e, de caminho, a demissão do ministro da Saúde, do Governo e «a convocação de eleições antecipadas», na sequência da demissão dos Chefes de Equipa da Urgência daquela unidade hospitalar.

A decisão dos chefes da urgência deveu-se à alegada falta de condições naqueles serviços, uma situação que, para a plataforma coordenadora das diferentes comissões de utentes, vem «no seguimento das orientações do Governo PSD/CDS através do Ministério da Saúde», que determinaram cortes em diversas áreas.

Orientações que foram aplicadas pelo Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano que «numa visão cega de redução da despesa, coloca em risco a qualidade e a segurança dos utentes e profissionais», acusam as comissões de utentes.

Banner lateral albufeira

«É inadmissível a degradação contínua das condições de trabalho no serviço de Urgência do HLA, com a falta de material e ,também, com a falta de Médicos(as) e Enfermeiros(as)», defende a coordenadora das comissões de utentes, numa nota de imprensa.

«É inaceitável que os utentes que se desloquem à Urgência do HLA, e que após o processo de triagem lhes seja colocada uma pulseira amarela, aguardem pelo atendimento muito mais do que o tempo previsto para estas situações», continuam.

Os utentes denunciaram vários outros problemas existentes no HLA, nomeadamente que haja médicos escaldos para urgência que sejam «contratados por uma empresa de trabalho temporário» e que a urgência pediátrica nunca tenha funcionado com «médicos (as) pediatras».

Os utentes criticam, ainda, a intenção de inserir a Unidade de Cuidados Paliativos existente no HLA na integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados, «uma vez que se está a misturar dois tipos de doentes» e o fecho de Centros/Extensões de Saúde na região, que veio aumentar a pressão nas urgências do HLA.

inframoura cada gota importa
faceco

Também poderá gostar

Sul Informação - Covid-19: Número de mortes em Reguengos de Monsaraz sobe para 14 com mais dois óbitos

Hospital de Évora com constrangimentos no Serviço de Urgência Polivalente

Trânsito cortado geral

Condutor de camião morre em despiste no IC1 no concelho de Ourique

Sul Informação - Dia 21 de julho foi o mais quente já registado no mundo

Alentejo sob aviso amarelo até terça-feira devido ao calor