Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoO britânico Geraint Thomas (Sky) venceu hoje a segunda etapa da Volta ao Algarve, chegando isolado ao final dos 196,7 quilómetros, que uniram Lagoa a Monchique, um desempenho que lhe garantiu a subida ao primeiro lugar da geral individual.

O corredor do País de Gales atacou na última subida, em plena serra de Monchique, a cerca de seis quilómetros da chegada, passou pelo estoniano Rei Taaramae (Astana), que seguia na frente, e acabou por chegar sozinho à meta, ao fim de 4h59m13s de corrida. Taaramae foi o segundo classificado, a 19 segundos, enquanto o italiano Valerio Agnoli (Astana), na terceira posição, a 23 segundos, liderou o primeiro grupo.

Geraint Thomas é o novo dono da Camisola Amarela Liberty Seguros, dispondo de uma vantagem de 30 segundos sobre Rein Taaramae e de 33 segundos relativamente a um grupo de onze corredores, encabeçado pelo campeão checo, Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep), terceiro da geral individual.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A Sky passou a dominar completamente a corrida. Além da liderança na geral individual, Geraint Thomas é o melhor nas classificações por pontos e da montanha, e o colombiano Sebastian Henao assumiu o comando da juventude. Além disso, a formação britânica comanda coletivamente. A única classificação que escapa à Sky é aquela a que não pode concorrer, a de melhor português, encabeçada por Tiago Machado (Katusha).

«Desde o começo da Volta ao Algarve que eu e o Richie [Porte] fomos os corredores mais protegidos pela equipa. Mantive-me atento na última subida, e quando ultrapassei o [Rein] Taaramae tentei ir sozinho, pois sentia-me forte e com boas pernas. Sou um especialista em contrarrelógios mas só os de 4 quilómetros e na pista. Vou dar o meu melhor e tentar manter todas as camisolas. O Richie [Porte] é bom no contrarrelógio e será bom termos duas cartas para jogar à geral, porque a etapa de sábado é dura. Sinto-me bem aqui no Algarve. Tem bons hotéis, um tempo fantástico e estou a liderar três camisolas. O que poderia ser melhor?», afirmou Thomas no final da etapa.

Já Tiago Machado não se mostrou muito satisfeito, mas acredita na reviravolta: «Foi uma chegada que premiou os mais hábeis com a bicicleta. O mais importante é que cheguei com o grupo da frente e verei agora como correm as coisas no contrarrelógio, não sei como correrá mas sei bem que será ‘à morte’. Não temo a distância, já fiz contrarrelógios de 56 quilómetros. A discussão dos primeiros lugares ainda está longe de estar definida».

A corrida poderá tomar uma configuração diferente já nesta sexta-feira, dia do contrarrelógio individual de 19 quilómetros, entre Vila do Bispo e o Cabo de S. Vicente.

 

Classificação da 2ª Etapa
1.º Geraint Thomas (Sky), 4h59m13s (Média: 39,443 km/h)
2.º Rein Taaramae (Astana), a 19s
3.º Valerio Agnoli (Astana), a 23s
4.º Luis León Sánchez (Astana), mt
5.º Rubén Fernández (Movistar), mt
6.º Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), mt
7.º Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep),mt
8.º Alberto Losada (katusha), mt
9.º Sergei Chernetski (Katusha), mt
10.º Lars Petter Nordhaug (Sky), mt

Classificação Geral
1.º Geraint Thomas (Sky), 9h12m56s
2.º Rein Taaramae (Astana), a 30s
3.º Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep), a 33s
4.º Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), mt
5.º Luis León Sánchez (Astana), mt
6.º Rubén Fernández (Movistar), mt
7.º Richie Porte (Sky), mt
8.º Sergei Chernetski (Katusha), mt
9.º Tony Martin (Etixx-QuickStep), mt
10.º Tiago Machado (Katusha), mt

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações