Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA consulta pública do Núcleo de Desenvolvimento Turístico da Quinta da Rocha, na Ria de Alvor, recebeu 112 participações, apurou o Sul Informação junto de fonte do Gabinete da Presidência da Câmara de Portimão.

As participações foram apresentadas por Organizações não Governamentais de Ambiente e por pessoas individuais. Algumas dessas participações são, ao que o nosso jornal apurou, «muito semelhantes», já que foram postas a circular nas redes sociais minutas para ajudar as pessoas a participar na consulta pública.

A fase que se segue é a elaboração de um «relatório síntese de ponderação das sugestões, observações e reclamações recebidas», por parte do júri que é composto por representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Turismo de Portugal e Câmara Municipal de Portimão.

jf-quarteira

A Câmara Municipal «ponderará as reclamações, observações, sugestões e pedidos de esclarecimento apresentados pelos particulares, ficando obrigada a resposta fundamentada perante aqueles que invoquem, designadamente: a) A desconformidade com outros instrumentos de gestão territorial eficazes; b) A incompatibilidade com planos, programas e projetos que devessem ser ponderados em fase de elaboração; c) A desconformidade com disposições legais e regulamentares aplicáveis; d) A eventual lesão de direitos subjetivos».

O fim do período de consulta pública da única proposta apresentada no âmbito do Concurso Público para a Concretização de um Núcleo de Desenvolvimento Turístico na Unidade Territorial do Litoral Sul e Barrocal, vulgarmente conhecida por NDT da Ria de Alvor, apresentada pela empresa Butwell SA, ligada ao empresário Aprígio Santos, tinha sido de início fixado para o dia 6 de Fevereiro, num total de vinte dias úteis.

Nesse período inicial, e até dois dias antes do fim do prazo, ainda só tinham sido apresentadas duas participações.

No dia 4, a Câmara de Portimão anunciou a extensão do período da consulta pública até 20 de Fevereiro, explicando que a decisão de prolongar o prazo teve em conta «a sensibilidade e a importância para o futuro do concelho» do projeto em causa.

A única posição que já é conhecida é a do Grupo de Acompanhamento da Ria de Alvor (GARdA), que integra as associações ambientalistas A Rocha, Almargem, GEOTA, LPN, Qercus e SPEA, e que considerou que a proposta da Butwell SA está a ser promovida «em terrenos interditados pelo tribunal».

lagos eventos
municipio de odemira

Também poderá gostar

gnr apreensao trafico de droga roubo albufeira

Quatro homens detidos por tráfico de droga e roubo violento em Albufeira

Retail Nova Vila_inauguracao_er (17)

Nova Vila Retail Park abre esta quinta-feira…mas ainda não é agora que chega o “tal” supermercado

playing golf on a golf course|Vítor Aleixo|António Eusébio|Duarte Cordeiro|ETAR Vilamoura ApR tratadas (1)|ETAR Vilamoura ApR tratadas (2)|José Apolinário|Soraia Almeida Inframoura

Inframoura investe 1,5 milhões num sistema de distribuição de águas residuais tratadas