Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA 37ª edição do rali Dakar, a sétima em versão sul-americana, arranca este domingo, com uma etapa entre Buenos Aires e Villa Carlos Paz, que vai contar com a presença de 12 portugueses entre os 665 participantes.

A aposta portuguesa é mais forte nas duas rodas, com as presenças do algarvio Ruben Faria (KTM), que, em 2013, foi 2º classificado nas motas, mas em 2014 caiu e abandonou, Hélder Rodrigues (Honda), 3º classificado em 2011 e 2012, Paulo Gonçalves (Honda), vice-campeão mundial de todo-o-terreno, e ainda Mário Patrão (Suzuki).

Nos automóveis, alinha Carlos Sousa, o melhor português de sempre nesta categoria, com o 4º lugar conquistado em 2003. Sousa, que volta a competir com um Mitsubishi, desta vez da equipa brasileira da marca, terá o também português Paulo Fiúza como navegador.

Banner lateral albufeira

O Dakar2015 marca ainda o regresso de Ricardo Leal dos Santos (Nissan Navara V8), que tem como navegador o brasileiro Eduardo Sachs.

Sul InformaçãoAinda nos automóveis, Filipe Palmeiro integra como navegador uma equipa Mini, liderada pelo chileno Boris Garafulic, enquanto Vitor Jesus vai fazer dupla com o argentino Nazareno Lopez, num Toyota.

Nos camiões, os representantes portugueses são José Martins, ao volante de um Renault, Armando Loureiro, também numa formação da marca francesa, e Pedro Velosa, que integra uma equipa da Iveco liderada pelo francês Joseph Adua.

Os regressos da Peugeot, após 25 anos de ausência, e de uma etapa maratona marcam a 37ª edição da prova que termina a 17 de janeiro na capital argentina.

Ao todo, há 414 veículos em prova – nas categorias de automóveis, motos e camiões –, que hoje partem para uma primeira etapa de quase 900 quilómetros, dos quais 170 em especial.

Ao longo de um trajeto de 9.200 quilómetros (4.600 dos quais cronometrados), automóveis e motos vão passar por Argentina, Chile e Bolívia.

Os camiões, por seu lado, não chegarão a pisar solo boliviano, para não danificarem o Salar de Uyuni, a maior península de sal do mundo.

 

vila do bispo
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - Duas provas internacionais na agenda de Junho do Autódromo

Duas provas internacionais na agenda de Junho do Autódromo

Sul Informação - Lama, pó, saltos e adrenalina no Circuito de Motocross da Cortelha [fotogaleria]

Lama, pó, saltos e adrenalina no Circuito de Motocross da Cortelha [fotogaleria]

Sul Informação - Autódromo do Algarve teve em Abril um dos meses «mais intensos e preenchidos» de sempre

Autódromo do Algarve teve em Abril um dos meses «mais intensos e preenchidos» de sempre