Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoPara comemorar os 442 anos da elevação de Lagos a Cidade, a Câmara Municipal preparou um ciclo de iniciativas, a decorrer nos dias 26 e 27 de Janeiro, de âmbito cultural e de promoção turística do concelho.

Assim, para dia 26 está prevista a realização de uma ação de promoção turística, destinada a promover o património cultural, ambiental e a «potenciar a capacidade de atração do município enquanto destino de excelência,» e que se destina exclusivamente a guias-intérpretes, operadores turísticos, unidades hoteleiras, empresas de animação turística e outras com atuação na área do município.

No dia 27, vão abrir ao público duas exposições: uma de pintura de Antero Anastácio, nos Antigos Paços do Concelho, e outra de Banda Desenhada, no Centro Cultural de Lagos (salas 1 e 2).

sessões de cinema de inverno

Ainda neste dia, a partir das 15h00, decorre a conferência inaugural do ciclo que a autarquia vai promover em 2015, subordinado ao tema “Os 600 Anos da Conquista de Ceuta”.

Esta iniciativa é de entrada livre e tem lugar no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho.

O orador convidado e coordenador científico do Ciclo de Conferências é João Paulo Oliveira e Costa (CHAM/FCSH-UNL), que falará sobre “O Infante D. Henrique e Lagos”.

A elevação de Lagos a cidade «representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504, até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião», salienta a autarquia.

Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal.

Daqui partiram igualmente as primeiras caravelas, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, e com as mesmas a abertura da Europa e da Cristandade a todo o mundo então desconhecido.

«Comemorar a Elevação de Lagos a Cidade é, por isso, uma data que o Município faz questão de celebrar, sendo que para assinalar esta efeméride a autarquia organizou algumas iniciativas», acrescenta a autarquia, em nota de imprensa.

 

PROGRAMA:

♦ Dia 26
9h30 – 12h00 | Ação de Dinamização e Promoção Turística e Cultural de Lagos
Local: Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes)

Oradores e Temas:
♦ Mestre Valdemar Coutinho (ISMAT) | “O Património Arquitetónico Militar de Lagos”
♦ Dr. João Fernandes (Região de Turismo do Algarve) | “Património Natural – O Turismo de Natureza”
♦ Doutor Luís Azevedo Rodrigues (Centro Ciência Viva de Lagos) | “O Centro Ciência Viva de Lagos e as saídas de campo”

15h00 -17h00 | Passeio Pedestre pelo Centro Histórico de Lagos com visita ao Património Arquitetónico Religioso

Destinatários da ação: Guias-intérpretes, operadores turísticos, unidades hoteleiras, empresas de animação turística e outras com atuação na área do município.
Inscrições (gratuitas) até 23 de janeiro no Serviço de Comunicação / Helena Castaldo – 282 771 723 ou helena.castaldo@cm-lagos (indicando nome, entidade/empresa que representa e contactos – e-mail e telefone).
Estacionamento gratuito no parque subterrâneo da Frente Ribeirinha, na Avenida dos Descobrimentos para os inscritos.

♦ Dia 27
Abertura de Exposições:
9h00 às 17h00 | Exposição de Pintura de Antero Anastácio
Local: Antigos Paços do Concelho
Entrada livre
Pintor autodidata nasceu e cresceu em Peniche revelando, desde cedo, a sua inclinação para o desenho. Antero Anastácio apresenta um conjunto de obras mostrando o seu estilo de influências surrealistas. Patente até 06 de março.

10h00 às 18h00 | Exposição de Banda Desenhada
Local: Centro Cultural de Lagos (salas 1 e 2)
Entrada livre
A exposição é cedida pelo Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem da Câmara Municipal da Amadora e é constituída pelas seguintes exposições itinerantes: A I República na Génese da Banda Desenha e no Olhar do séc. XXI; Riscos do Natural de José Ruy; Desenhar a Música de José Garcês e 50 anos de Banda Desenhada de José Pires. Patente até 11 de abril.

15h00 | Conferência Inaugural do Ciclo de Conferências subordinadas à temática “Os 600 Anos da Conquista de Ceuta”
Local: Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes)
Entrada livre

♦ Orador Convidado e Coordenador Científico do Ciclo de Conferências: Professor Doutor João Paulo Oliveira e Costa (CHAM/FCSH-UNL)
Título: “O Infante D. Henrique e Lagos”

maozorra
emarp

Também poderá gostar

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa