Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Fonte Velha de São Brás de Alportel foi reinaugurada, depois de ser alvo de obras de reabilitação, que visaram dar mais dignidade a este «elemento do património são-brasenses, repleto de memórias do quotidiano de outrora».

«Os trabalhos integraram a construção de um novo muro circundante, a limpeza da linha de água, movimentos de terras, revestimentos de pavimentos e lancis, restauro e reconstrução de elementos existentes, colocação de mobiliário urbano, recuperação do lavadouro existente e ainda o embelezamento do local com espaços verdes», revelou a autarquia são-brasense.

A recuperação da Fonte custou cerca de 21,3 mil euros, comparticipados em 65 por cento pelo programa Proder, e foi realizada no âmbito do projeto de valorização do património «Memórias da Terra – da Fonte Velha ao Poço Novo», que a Câmara de São Brás de Alportel está a levar a cabo.

infraquinta rumo à sustentabilidade

«Esta primeira inauguração do Projeto Memórias da Terra reflete a valorização que é feita a estes espaços com história, espaços que fizeram em tempos parte do dia-a-dia dos são-brasenses e que hoje ganham uma nova vida, enquanto espaços de memória e lazer para as novas gerações», ilustrou o presidente da Câmara de São Brás Vitor Guerreiro, na cerimónia de inauguração da requalificada Fonte Velha, realizada no sábado.

Já Nelson Dias, o presidente da associação In Loco, gestora do Proder no centro do Algarve, salientou que São Brás foi o município «que melhor uso fez dos fundos comunitários, apresentando um maior número de projetos, valorizando de forma exemplar o património concelhio».

Além de proporcionar a recuperação de património edificado, a obra agora concluída também promove a divulgação de outro património são-brasense, nomeadamente o literário.

A Fonte Velha recebeu duas estrofes do poema “A Fonte”, extraído de uma obra do  poeta são-brasense Bernardo de Passos:

“Aqui regando um vime, um freixo esguio;
Ali, um milharal, que o ar enflora;
Além, um farrobeiro êrmo e bravio;

Côrre essa fonte como se o val’fôra
Um menino de mama, e ella seja
O alvo leite de mãe que o avigora…!”

inframoura
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - São Brás de Alportel inicia segunda fase da recolha seletiva de biorresíduos

São Brás de Alportel inicia segunda fase da recolha seletiva de biorresíduos

Sul Informação - Biblioteca de São Brás tem 10 novos computadores

Biblioteca de São Brás tem 10 novos computadores

Sul Informação - Tabuleiros Floridos voltam a embelezar Parises

Tabuleiros Floridos voltam a embelezar Parises