Helicóptero da FAP evacua tripulante doente de navio mercante ao largo de Sines

Um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa evacuou esta terça-feira, às 12h25, um tripulante doente que se encontrava a bordo […]

helicóptero EH-101 da FAPUm helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa evacuou esta terça-feira, às 12h25, um tripulante doente que se encontrava a bordo do navio mercante «Ridgebury Astari», a navegar cerca de 180 quilómetros a oeste de Sines.

O tripulante, de nacionalidade ucraniana, apresentava sintomas de hipertensão e dormência do corpo, pelo que o CODU-Mar, após contacto com o navio, avaliou a evacuação médica como urgente e que seria feita com recurso a meio aéreo.

O EH-101 transportou depois o doente para o aeroporto da Portela, em Lisboa, de onde foi encaminhado para o Hospital de Santa Maria, através de ambulância com respetiva equipa médica do INEM, em situação estável.

A operação de evacuação médica foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).

Comentários

pub