A exposição de fotografia «Corpo Restrito», de Vasco Célio, associada ao projeto de criação de peças de joalharia contemporânea com o mesmo nome, vai passar uma temporada no Museu do Trajo de São Brás de Alportel, a partir deste domingo.
A mostra inaugura às 16 horas de domingo, dia 21, e pode ser vista até dia 15 de fevereiro de 2015.
A exposição é composta por fotografias das peças criadas no projeto «Corpo Restrito», envergadas por modelos, neste caso, «pessoas do dia-a-dia», e tiradas pelo conceituado fotógrafo algarvio Vasco Célio, no seu estúdio.
O Sul Informação assistiu a uma das sessões de fotografia e falou com Vasco Célio. «Este registo fotográfico será aquilo que ficará guardado e aquilo a que as pessoas que não possam ir ao desfile terão acesso. Criámos alguns conceitos e houve várias ideias. Por questões logísticas, decidimos fazer as sessões todas em estúdio, com uma iluminação muito específica que eu criei, para dar a ideia que o manequim é que é o acessório da peça», explicou, na altura, o fotógrafo.
Veja algumas das fotos:
Para as exposições, as fotos foram impressas «num suporte nobre, durável e de grandes dimensões», para que «o confronto com quem vir a peça na exposição seja quase um confronto direto com a peça, em termos dimensionais», segundo Vasco Célio.
As mesmas fotografias também estão em mostra nas Ruínas de Milreu, em Estoi, Faro, o local onde a exposição estreou, a 7 de dezembro.
Antes, já havia decorrido o evento de estreia, a 3 de outubro, no Teatro das Figuras, onde as peças puderam ser vistas ao vivo, e apresentações no Palácio do Tenente e no Museu da Cerâmica de Sacavém, entre outros.