Exposição de arte experimental “Sul-Sal” mostra 15 artistas em Odemira

A exposição de arte experimental “Sul-Sal”, que reúne obras de 15 artistas nacionais e estrangeiros, vai estar patente de  20 […]

Biblioteca de OdemiraA exposição de arte experimental “Sul-Sal”, que reúne obras de 15 artistas nacionais e estrangeiros, vai estar patente de  20 de dezembro a 17 de janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira.

A inauguração da exposição decorrerá na Biblioteca Municipal de Odemira, no dia 20 de dezembro, às 16 horas.

Também no dia 20 de dezembro, às 14 horas, a anteceder a inauguração da exposição, será realizada a conferência “ExperimentArte”, para promover a discussão sobre prática experimental na arte contemporânea.

A iniciativa pretende juntar vários profissionais da arte contemporânea em Portugal e discutir o papel e relevância da experimentação em arte.

A exposição é comissariada por Marta Menezes e produzida pela Associação Cultivamos Cultura, sendo apoiado pelo Município de Odemira.

Conta com a participação dos artistas Ad van Buuren (Holanda), Ana Sousa (Portugal), António Caramelo (Portugal), Boo Chapple (Austrália/Reino Unido), Carolyn Angleton (Estados Unidos da América), Chelsea Greenwell (Canadá), Erich Berger (Áustria), Jef Faes (Bélgica), Laura Beloff (Finlândia), Lena Ortega (México), María Antonia Gonzáles Valerio (México), Maria Manuela Lopes (Portugal), Marta de Menezes (Portugal), Martin uit den Bogaard (Holanda) e Paulo Bernardino (Portugal).

A exposição junta as peças resultantes das residências artísticas que aconteceram durante a primavera e verão na Associação Cultivamos Cultura, em S. Luís, em conjunto com peças selecionadas de coleções de referência, na área nos novos media, do Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea (MEIAC) e da Fundação Verbeke.

Serão expostas instalações, robótica, vídeoarte, performance, arte digital e sound-art de alguns dos artistas internacionais mais influentes que exploram a relação entre artes visuais, ciência e tecnologia.

A Cultivamos Cultura é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2009, com sede em S. Luís, no concelho de Odemira. Tem vindo a promover projetos com a comunidade local, através do desenvolvimento de atividades criativas com forte ligação ao meio natural.

Comissariou a exposição de novos media Emergências2012, que integrou a programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Comentários

pub